Internacional português foi o jogador (do mundo inteiro) com mais jogos e mais minutos na época que chegou ao fim.
“As férias vão fazer muito bem. Há alguns jogadores com mais de 70 jogos feitos”. A afirmação foi proferida por Roberto Martínez na noite de terça-feira, logo após a vitória de Portugal na Islândia (1-0), no quarto jogo da fase de qualificação para o Euro’2024, mas há um pormenor que deve ser… alterado. Apenas um jogador, do futebol mundial, chegou à marca dos 70 jogos e, sim, é português. Trata-se de Bruno Fernandes, jogador do Manchester United que acabou a temporada 2022/23 com o título de mais utilizado.
De acordo com os dados disponibilizados pelo portal especializado Transfermartk, Bruno Fernandes fechou a época com um total de 70 jogos disputados – 59 pelo United e 11 pela seleção nacional – e com um saldo final de 6071 minutos. Um registo sem igual em todo o mundo.
O segundo jogador com mais jogos e minutos foi Lautaro Martínez, ponta de lança do Inter que venceu o Mundial’2022 com a Argentina, que acumulou 4507 minutos distribuídos por 67 jogos, sendo que 10 deles foram no Qatar.
Ou seja, e feitas as contas, Bruno Fernandes conseguiu, ainda, cavar uma distância de três jogos e de… 1564 minutos de diferença perante o segundo jogador mais utilizado na temporada.
A título de curiosidade o último lugar do pódio também é ocupado por um jogador português. Bernardo Silva também somou os mesmos 67 jogos de Lautaro, mas jogou menos 44 minutos do que o internacional argentino.