Não é no verão…

Sim, leu bem. Investigadores da Universidade de Oxford sugerem que janeiro continua a ser a melhor altura do ano para fazer dieta. Aliás, segundo novo estudo, os indivíduos que fazem dieta no início do ano são os que emagrecem mais. 

Mais especificamente, os investigadores descobriram que aqueles que começaram uma dieta em janeiro perderam em média 2,54 quilos, mais do que os indivíduos que fizeram o mesmo no verão e perderam 1,61 quilos. 

De acordo com os cientistas, citados no DailyMail, a mentalidade motivada e de “novo começo” é o que faz com que as dietas de ano novo tenham sucesso. Por outro lado, admitem que as férias de verão podem dificultar a manutenção de hábitos saudáveis. 

Para chegarem a estas conclusões, os investigadores 85.514 pessoas no Reino Unido, com idade média de 65 anos, mas que iniciaram o Programa de Prevenção da Diabetes do Serviço Nacional de Saúde Britânico, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018.

Os resultados – disponibilizados na revista Obesity – mostram que o grupo perdeu em média, dois quilos,  em seis meses, o que equivale a 2,3% do seu peso corporal. Concluíram ainda que as pessoas que começaram a fazer dieta em janeiro perderam mais peso do que as que iniciaram um novo regime de saúde em qualquer outra altura do ano.

Geralmente, as pessoas que começaram a fazer dieta em janeiro perderam entre 12 a 30% mais peso do que as que começaram noutras alturas do ano, concluiu a equipa. Agosto foi o mês menos bem sucedido, seguido de julho (1,65kg), setembro (1,79kg) e dezembro (1,83kg).