Na ocasião, Ricardo Rio explicou que o espaço foi alvo de diversas intervenções que contribuíram para a melhoria do espaço, desde os acessos à praia, passando pelo bar, instalações sanitária, parque de merendas e parque infantil.

O Concelho de Braga passa, assim, a contar com três praias reconhecidas com este símbolo de qualidade, resultado de um conjunto de investimentos que o Município tem vindo a efectuar nestas zonas balneares.

“O nosso grande objectivo é que, no futuro, a rede das praias fluviais existente possa ostentar este galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul. Neste momento, a Câmara Municipal está a realizar intervenções na praia de Navarra e do Cavadinho e esperamos que, tão cedo quanto possível, possam também ostentar a bandeira”, acrescentou o Edil que participou ainda no hastear das bandeiras na praia de Adaúfe e da Ponte do Bico, em Palmeira.

No que se refere aos nadadores-salvadores, Ricardo Rio referiu que as dificuldades iniciais no processo de recrutamento se encontram “totalmente ultrapassadas”. “Felizmente no Concelho de Braga, quer nas piscinas municipais, quer nas praias fluviais, temos tido a capacidade para preencher as vagas necessárias e garantir a segurança dos utilizadores”, finalizou.

De referir que a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.