O Município de Braga volta a dar continuidade ao plano de férias inclusivo, desta vez para o período de Férias de Verão. O programa ‘incluIR’ foi criado a pensar numa resposta educativa e social que satisfaça as necessidades das crianças e jovens que abranja o período de férias lectivas de Natal, Páscoa e Verão.
Nesta pausa lectiva, o projecto tem a duração de três meses com actividades eclécticas e que abrangem diversas áreas como teatro, artes plásticas, música, expressão dramática e corporal, pintura em tela; culinária; actividades na esfera do ambiente, desporto, idas à piscina e parques verdes, visitas a espaços culturais, entre outras. As actividades tiveram início no dia 19 de Junho e terminam no dia 8 de Setembro, com a participação de 204 crianças e jovens.
O programa decorre em dois estabelecimentos de ensino do Concelho de Braga, sendo que entre Junho e Julho as actividades passam pela EB2/3 André Soares e, entre Agosto e Setembro, na Escola Secundária de Maximinos.
O ‘incluIR’ destina-se a crianças com idades entre os 6 e os 15 anos – no caso das crianças e jovens com necessidades específicas até à idade máxima de frequência da escola -, e é um programa de férias inclusivas destinado a apoiar as famílias e tem como principal fim a promoção de actividades de lazer estimuladoras de aprendizagens e bem-estar físico e emocional em tempo de férias.
A iniciativa contou hoje com a presença de Carla Sepúlveda, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, para ajudar em diversas atividades.