O homem conseguiu sobreviver e ainda disparou um tiro contra o animal, antes de ser resgatado.

Um pastor norte-americano foi subitamente acordado e atacado a meio da noite, de terça-feira, por um urso num reservatório natural, no estado do Colorado, enquanto se encontrava acampado na região.

Segundo contou a divisão de parques e proteção ambiental do Colorado (CPW, na sigla em inglês), o homem terá sido “acordado por um distúrbio no campo, envolvendo as suas ovelhas e um urso preto”, por volta da 1 hora de terça-feira.

“A vítima disse que disparou uma espingarda contra o urso antes de ser atacado”, acrescentou a entidade, citada pela Associated Press. O homem, de 35 anos, estava acampado no local com uma permissão especial de pastagem de gado, na floresta nacional de San Juan.

O pastor conseguiu regressar ao interior da tenda e contactar o seu primo, que ligou aos serviços de emergência pelas 4 horas da madrugada. As autoridades conseguiram localizá-lo e resgataram-no com recurso a um helicóptero, levando-o para um hospital na região, registando-se mordidas na cabeça, vários ferimentos na mão esquerda e no braço, cortes na zona da anca e arranhões nas costas.

“Foi um incidente inoportuno e estamos gratos que a vítima tenha conseguido contactar os serviços de emergência para ser extraído”, acrescentou o diretor regional da CPW à agência de notícias.

No seguimento do ataque, as autoridades descobriram duas ovelhas mortas no local, que terão sido atacadas pelo urso. Foram mobilizados meios para o local, incluindo uma equipa de cães, que perseguiu o animal por trilhos montanhosos. O urso foi eventualmente encontrado perto das 23 horas e foi abatido pelas autoridades ambientais que, disse a Associated Press, têm como política abater os ursos que atacam humanos sem provocação.