A Arquidiocese de Braga procedeu a várias mudanças nas suas paróquias.

As alterações decididas pelo arcebispo José Cordeiro foram ontem tornadas públicas e são as seguintes.

– Padre José António Ribeiro de Lima Carneiro, dispensado de Administrador Paroquial das paróquias de Antime (Santa Maria), Armil (São Martinho) e de Silvares (São Clemente), arciprestado de Fafe.

– Padre José Miguel da Silva Neto, dispensado da paroquialidade das paróquias de Brufe (Espírito Santo), Chorense (Santa Marinha), Cibões (São Mamede), Valdreu (Divino Salvador) e de Gondoriz (São Mamede), arciprestado de Terras de Bouro.

– Padre Paulo Duarte, sj, dispensado, com a gratidão da Arquidiocese, de Assistente Espiritual do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar.

– Cónego Vítor José Novais, Padre Vítor Manuel Costa Araújo e Padre Tiago João Martins da Costa, nomeados Assistentes Espirituais do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar.

– Padre Artur Jorge Ramalho Rocha Gonçalves, dispensado da paroquialidade da paróquia de Vila Verde (São Paio), arciprestado de Vila Verde e autorizado à vivência de um ano Sabático em Salamanca, Espanha, prosseguindo estudos na Universidade Pontifícia de Salamanca (UPSA).

– Padre Carlos Manuel Fernandes Lopes, nomeado Pároco de paróquia de Vila Verde (São Paio), arciprestado de Vila Verde, sem prejuízo das paróquias que lhe haviam sido confiadas.

– Padre Constantino Peixoto Vilela de Sousa, dispensado, com a gratidão da Arquidiocese, de Pároco de paróquia de Lage (São Julião), arciprestado de Vila Verde.

– Padre Francisco José Ribeiro Rebelo, Ssp, nomeado Administrador Paroquial da paróquia de Lage (São Julião), arciprestado de Vila Verde, sem prejuízo ddos serviços pastorais que lhe haviam sido confiados.

– Padre Damianus Lelo, da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, Svd, nomeado Pároco “in solidum” das paróquias de Gominhães (São Pedro), Gonça (São Miguel), Lobeira (São Cosme e São Damião), Rendufe (São Romão), São Torcato e de Selho (São Lourenço), arciprestado de Guimarães e Vizela.

– Monsenhor Abílio Fernando Alves Cardoso, dispensado da paroquialidade da paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior), arciprestado de Barcelos e autorizado à vivência de um tempo Sabático.

– Padre Manuel da Rocha, dispensado da paroquialidade da paróquia de Barqueiros (São João Baptista), arciprestado de Barcelos e nomeado Pároco “in solidum”, com funções de Moderador, da paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior), do mesmo arciprestado, sem prejuízo das outras paróquias que lhe haviam sido confiadas.

– Padre Marco Paulo da Costa Alves Gil, nomeado Pároco “in solidum” da paróquia de Barcelos (Santa Maria Maior), arciprestado de Barcelos, sem prejuízo das paróquias que lhe haviam sido confiadas.

– Padre Paulo Sérgio das Neves Flores, nomeado Pároco da paróquia de Barqueiros (São João Baptista), arciprestado de Barcelos, sem prejuízo das paróquias que lhe haviam sido confiadas. 

– Padre Paulo Sérgio Rodrigues da Silva, dispensado da paroquialidade das paróquias de Cristelo (Divino Salvador), Fornelos (Divino Salvador), Gilmonde (Santa Maria) e de Vila Seca (São Tiago), arciprestado de Barcelos e nomeado Pároco da paróquia de Aguçadoura (Nossa Senhora da Boa Viagem), arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.

– Cónego Abílio Duarte da Silva Brito, dispensado de Administrador Paroquial da paróquia de Aguçadoura (Nossa Senhora da Boa Viagem), arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.

– Padre António Palma Alves Martins, dispensado, com a gratidão da Arquidiocese, da paroquialidade das paróquias de Chavão (São João Baptista) e de Grimancelos (São Mateus), arciprestado de Barcelos.

– Padre José Barbosa Granja, dispensado da paroquialidade das paróquias de Campo (Divino Salvador) e de Roriz (São Miguel), arciprestado de Barcelos e nomeado Pároco das paróquias de Chavão (São João Baptista) e de Grimancelos (São Mateus), do mesmo arciprestado

– Padre Vítor Hugo da Silva Gonçalves, dispensado da paroquialidade de Carrazedo (São Martinho), Fiscal (São Miguel) e de Prozelo (São Tomé), arciprestado de Amares e nomeado Pároco das paróquias de Galegos (Santa Maria), Galegos (São Martinho), Campo (Divino Salvador) e de Roriz (São Miguel), arciprestado de Barcelos.

– Padre Manuel da Graça Ferreira de Oliveira, dispensado da paroquialidade das paróquias de Barcelinhos (Santo André Apóstolo) e de Rio Covo (Santa Eugénia), arciprestado de Barcelos e nomeado Pároco das paróquias de Negreiros (Santa Eulália) e de Courel (São Martinho), do mesmo arciprestado, sem prejuízo da paróquia que lhe havia sido confiada.

– Padre Pedro António Sampaio Lino, dispensado da paroquialidade das paróquias de Negreiros (Santa Eulália) e de Midões (São Paio), arciprestado de Barcelos e nomeado Pároco das paróquias de Carreira (São Miguel) e de Fonte Coberta (São Romão), do mesmo arciprestado, sem prejuízo da paróquia que lhe havia sido confiada.

– Padre Miguel Reis Lorga Alves de Miranda, dispensado da paroquialidade da paróquia de Courel (São Martinho), arciprestado de Barcelos e nomeado Pároco da paróquia de Midões (São Paio), do mesmo arciprestado, sem prejuízo das paróquias que lhe haviam sido confiadas.

– Padre José Gonçalves Barbosa, dispensado, com a gratidão da Arquidiocese, da paroquialidade das paróquias de Carreira (São Miguel) e de Fonte Coberta (São Romão), arciprestado de Barcelos.

– Padre Paulo Jorge Brás de Sá, nomeado Pároco da paróquia de Barcelinhos (Santo André Apóstolo), arciprestado de Barcelos, sem prejuízo das paróquias que lhe haviam sido confiadas.

– Padre Walter Tenório Torres, nomeado Pároco de paróquia de Rio Covo (Santa Eugénia), arciprestado de Barcelos, sem prejuízo das paróquias que lhe haviam sido confiadas.

– Padre Nuno Edgar Vieira Oliveira, nomeado Pároco da paróquia de Carrazedo (São Martinho) e de Prozelo (São Tomé), sem prejuízo das paróquias que lhe haviam sido confiadas, com a colaboração do Padre Adelino Marques Domingues.

– Padre Tiago Aparício Simões Barbosa, CSSp, nomeado Pároco da paróquia de Fiscal (São Miguel), arciprestado de Amares, sem prejuízo das paróquias que lhe haviam sido confiadas. 

– Padre Domingos Francisco Forte Oliveira, IMC, dispensado da Pároco “in solidum” da paróquia de Palmeira (Santa Maria), arciprestado de Braga e nomeado Administrador Paroquial das paróquias de Calvos (São Lourenço) e de Cerzedo (São Miguel), arciprestado de Guimarães e Vizela.

– Padre Samuel Miranda Vilas Boas, dispensado de Administrador Paroquial das paróquias de Calvos (São Lourenço)e de Cerzedo (São Miguel), arciprestado de Guimarães e Vizela.

Diáconos em Estágio Pastoral

– Diácono Pedro Daniel Fraga Cunha, enviado a realizar o seu estágio pastoral na paróquia das Caxinas (Nosso Senhor dos Navegantes), arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, integrando a respetiva Zona/Unidade Pastoral, sob a moderação do Padre Daniel de Sousa Neves.

– Diácono Tiago José Faria Batista Nogueira, enviado a realizar o seu estágio pastoral nas paróquias de Brufe (S. Martinho) e de Santo Adrião, no arciprestado de Vila Nova de Famalicão, integrando a respetiva Zona/Unidade Pastoral, sob a moderação do Padre Francisco Miguel Fernandes Carreira.

Presbíteros recém ordenados

– Padre Tiago João Martins da Costa, nomeado Administrador Paroquial das paróquias de Antime (Santa Maria), Armil (São Martinho) e Silvares (São Clemente), arciprestado de Fafe, sob a moderação do Padre José António Ribeiro de Lima Carneiro.

– Padre Bruno André Carvalho Lopes, nomeado Administrador Paroquial das paróquias de Cristelo (Divino Salvador), Fornelos (Divino Salvador), Gilmonde (Santa Maria) e Vila Seca (São Tiago), arciprestado de Barcelos, sob a moderação do Padre Paulo Jorge Brás de Sá.

– Padre Vítor José da Silva Couto, nomeado Administrador Paroquial das paróquias de Brufe (Espírito Santo), Chorense (Santa Marinha), Cibões (São Mamede), Valdreu (Divino Salvador) e Gondoriz (São Mamede), arciprestado de Terras de Bouro, sob a moderação do Padre Almerindo Martins da Costa.

– Padre Rafael da Silva Gonçalves, nomeado Vigário Paroquial da paróquia de Vila do Conde (São João Baptista), arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, sob a moderação do Padre Paulo César Pereira Dias.

Nomeação Equipa Missionária 2023

Desde há 7 anos que a Arquidiocese de Braga assume uma colaboração com a Igreja Universal, através a paróquia de Santa Cecília de Ocua, na Diocese de Pemba, Moçambique. Espera-se uma presença constante da Arquidiocese de Braga nessa comunidade com sacerdotes e leigos que voluntariamente ofereçam um período da sua vida. Sem esta disponibilidade generosa, e por vezes sacrificada, não conseguiremos respeitar o compromisso assinado.

Para este ano são nomeados como Equipa Missionária da Arquidiocese de Braga que, nos termos e condições do Acordo de Cooperação Missionária assinado com a Diocese de Pemba – Moçambique, assumirá nessa Diocese a coordenação pastoral da paróquia de Santa Cecília de Ocua:

– Padre Manuel António Pinheiro Faria, da paróquia de Nespereira (Santa Eulália), arciprestado de Guimarães e Vizela.

– Ana Margarida de Oliveira Gomes, da paróquia de Cabeçudos (São Cristóvão), arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

– Hugo João Osório Borges, da paróquia de Cabeçudos (São Cristóvão), arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

– Maria de Fátima Lima de Castro, da paróquia de Santo Emilião, arciprestado da Póvoa de Lanhoso.