A pré-temporada do Vitória de Guimarães aproxima-se do final, dia 27 a equipa realiza o primeiro jogo oficial – a 1.ª mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência com o Celje, na Eslovénia -, e já deu para perceber que Moreno continua disposto a aproveitar os jogadores formados no clube. Alberto Costa, Ni Rodrigues e Diogo Sousa enquadram-se nas apostas do técnico e sonham com um lugar no plantel principal.

Na entrevista concedida a A BOLA, no passado mês de junho, o treinador revelava que ia levar para estágio jogadores das equipas sub-19 e sub-17 do Vitória e assegurou que o «projeto da formação não é por necessidade, mas por convicção». E assim foi.


Com apenas 17 anos, o centrocampista Diogo Sousa está a mostrar talento acima da média e a dar indicações extremamente positivas, tanto nos treinos como nos jogos de preparação. Natural de Guimarães, tem percorrido todos os escalões da formação, sendo internacional por Portugal e tendo estado presente no Europeu sub-17. Há cerca de um ano assinou o primeiro contrato profissional, válido até 2025.


O central Ni Rodrigues, de 20 anos, entrou no castelo há já algum tempo. Tem vindo a refinar as suas qualidades e num momento em que falham soluções para o eixo defensivo procura colocar em prática aquilo que foi aprendendo e enquadrar-se nas exigências de um patamar mais difícil.


Nesta aposta pelos jovens há também transformações. E é isso que Moreno está a fazer com Alberto Costa, de 19 anos, que sempre foi lateral-direito e agora está a jogar como central. Os resultados desta metamorfose têm sido de tal modo entusiasmantes que parece estar a nascer uma nova referência no eixo defensivo.
Nesta refrescante onda de juventude há ainda que referir o guarda-redes José Guilherme. Dada a sua posição mais específica ainda não teve oportunidade de jogar, mas mantém-se com o grupo e com futuro assegurado.