A organização do festival Rodellus, que começa na sexta-feira, em Ruílhe, Braga, disse hoje esperar que a edição deste ano seja “a melhor de sempre”, com a presença de cerca de dois mil festivaleiros.

“Esperamos casa cheia. A venda de bilhetes está a correr muito bem e já vendemos mais do que no ano passado. Esperamos uma edição memorável, a melhor de sempre”, disse Hernâni Silva, da organização, durante a apresentação da 8.ª edição deste festival, que decorre em meio rural, num campo em que parte dele tem milho plantado.

A banda Adwaith, do País de Gales, é o destaque internacional do cartaz deste ano, que conta ainda com dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS, indignu, José Pinhal Post-Mortem Experience, Scúru Fitchádu, Sereias, Stereoacid e Unsafe Space Garden.

Há ainda os DJ ‘sets’ de À Boca de Sino Club, Catarina Silva e Dementes Brilhantes.

Hernâni Silva lembrou que o festival nasceu num “tasco”, há oito anos, em 2015.

João Araújo, também da organização, sublinhou que o Rodellus não é uma romaria, mas antes um festival rural, que deriva da ruralidade e que procura o casamento com os novos conceitos, preservando a cultura local e tradicional.

Quanto ao cartaz, representa bandas emergentes e alternativas a nível nacional e internacional.

Este responsável da organização lembrou a vertente ambiental associada ao festival, com o reaproveitamento de materiais, além de nos dois dias do festival estarem expostas no recinto mensagens de consciencialização ambiental.

A organização disponibiliza parques de estacionamento e espaço para campistas nas imediações do recinto do festival.

O vereador do Ambiente e Alterações climáticas, Proteção Civil e Bombeiros Municipais, Política Animal, Energia e Desenvolvimento Rural no município de Braga considerou o Rodellus “um festival diferenciador”.

Altino Bessa desafiou os jovens que residem na zona urbana, na cidade de Braga, a irem até à aldeia, ao festival, para, dessa forma, conhecerem melhor o território bracarense.

O vereador recordou que o município de Braga atribuiu este ano ao festival um apoio de 27.500 euros, mais 7.500 euros face à edição de 2022, acrescentando ter o desejo de que o festival se afirme cada vez mais no panorama musical nacional e internacional.

O orçamento do festival deste ano ronda os 50.000 euros.

O presidente da Assembleia de Freguesia de Ruílhe, Luís Silva, agradeceu à Rodellus – Associação Cultural, por colocar o nome da freguesia “no mapa”.