Tori tinha ido ao quintal, no mês passado, para se despedir dele antes do trabalho, como costumava fazer, mas Koby não estava em lado nenhum.

ma família de Brighton, no estado de Queensland, na Austrália, está de coração partido e a pedir às pessoas que tenham cuidado com os seus animais de estimação depois de o cadáver maltratado do seu cão ter sido encontrado amarrado no mar.

Koby, de quatro anos, era “um gigante gentil com uma alma muito livre”, que conseguia sempre regressar à sua casa, relatou Tori Hornsveld ao Yahoo News Austrália, esta quarta-feira, recordando o cão da sua família.

“Era quase como se ele conhecesse todas as ruas de Brighton e quase toda a gente soubesse quem ele era. E certamente gostavam tanto dele como nós”, acrescentou ainda.

Koby desapareceu no mês passado. Tori foi ao quintal para se despedir dele antes do trabalho, como costumava fazer, mas o cão não estava em lado nenhum.

“Os portões estavam fechados, não havia sinais de que ele tivesse fugido, como já tinha feito no passado, e o meu [outro] cão, que não se separa dele, ainda lá estava”, contou.

Nessa altura, a família começou a publicar mensagens em grupos comunitários do Facebook e Tori recebeu algumas mensagens de vizinhos que alegadamente viram “dois homens na casa dos 40 anos a atraí-lo para um SUV vermelho escuro, dando-lhe palmadinhas e tentando acariciá-lo”.

Koby encontrado oito dias depois no mar

Mais de uma semana depois, um casal estava a pescar a cerca de 10 minutos da casa da família, quando encontrou o corpo de Koby amarrado no mar e contactou Tori.

Na altura, foi publicada uma imagem, agora apagada, no grupo Moreton Bay Lost and Found Pets, que mostrava que a pele do cão rasgada, tendo sido possivelmente torturado.

Com a ajuda de vários membros da comunidade, Tori conseguiu recuperar o corpo de Koby e “levá-lo para casa”.

“A clínica veterinária de Brighton ofereceu-se para identificar o animal através do microchip a caminho de casa. Era ele”, relatou. Segundo a dona, “nunca teria sido encontrado sem a ajuda de uma comunidade tão solidária”.

Polícia de Queensland a investigar o roubo de um cão

A polícia confirmou que está a investigar o alegado roubo de um cão de uma propriedade de rua em Brighton, a 22 de julho.

“Os relatórios iniciais indicam que, entre as 14h00 e as 15h00, dois homens entraram no quintal e levaram o animal, que mais tarde foi encontrado morto”, referiu uma porta-voz da Polícia de Queensland ao Yahoo News Austrália.