Gasóleo e gasolina vão ficar mais caros na próxima semana.
Os preços dos combustíveis vão voltar a subir na próxima semana. O gasóleo deverá encarecer até seis cêntimos por litro, ao passo que a gasolina deverá ficar um cêntimo mais cara, de acordo com a SIC Notícias.
Estas variações acontecem numa altura em que o preço médio do gasóleo simples está nos 1,634 €/litro, enquanto o da gasolina simples 95 está nos 1,818 €/litro, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
No início desta semana, recorde-se, o preço médio da gasolina simples aumentou 6,8 cêntimos. Já o gasóleo simples ficou 7,1 cêntimos mais caro.
Nesta senda, a Associação Nacional de Revendedores de Combustível (ANAREC) apelou ao Governo que seja transparente com a receita arrecadada e considerou que os consumidores estão cada vez mais assoberbados com impostos.
“Ao contrário do que o governo pretende veicular, os consumidores estão cada vez mais assoberbados com impostos”, afirmou a ANAREC em comunicado, pedindo ao Governo “transparência” na receita fiscal arrecadada, “por cada litro ou quilo de combustível”.
Segundo a ANAREC, apesar do Governo afirmar que o ISP e a taxa de carbono estão subsidiados, “na verdade, a receita da taxa do IVA aumenta” pelo aumento dos preços, pelo que o Governo diminui a taxa de ISP e a taxa de carbono “sem precisar de abdicar de qualquer valor de receita”.
O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumentou, face à semana passada, 4,5% para a gasolina e 5,7% para o gasóleo, segundo um relatório divulgado no início da semana.
De acordo com o regulador, o preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, “de + 4,5%, para a gasolina e de + 5,7% para o gasóleo”, tendo em conta “a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em + 8,8% e do gasóleo simples em + 10,7%”.