O Sporting de Braga adiantou-se hoje ao Backa Topola na corrida ao play-off da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer por 3-0 na receção aos sérvios, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória, em Braga.

Bruma (17 minutos), Pizzi (19) e Álvaro Djaló (87) marcaram os golos da formação minhota, que fica em boa posição para garantir a qualificação para a próxima ronda preliminar da ‘Champions’.

Com dois reforços no ‘onze’, José Fonte e Vítor Carvalho, a equipa de Artur Jorge teve uma entrada muito forte em jogo e, logo aos oito minutos, Bruma obrigou o guarda-redes adversário a defesa difícil.

O extremo internacional português marcaria mesmo com um remate de fora da área, depois de fletir no terreno a partir da esquerda e ‘descoberto’ por um grande toque de Borja, com quem formou uma ‘asa’ esquerda ‘frenética’ nos primeiros 45 minutos.

Dois minutos depois, recuperação de bola rápida dos minhotos, Abel Ruiz isolou Pizzi com um passe por cima de um defesa adversário e o experiente médio, na ‘cara’ de Ilic, mostrou frieza para finalizar.

Logo a seguir, o Backa Topola podia ter reduzido, na única ocasião que criou em todo o jogo, mas Pantovic atirou muito por cima em excelente posição (21), lance que foi uma exceção ao domínio quase total do Sporting de Braga neste período.

Aos 24 minutos, Pizzi quase ‘bisou’ e, 10 minutos depois, foi Al Musrati a ficar muito perto do terceiro dos ‘arsenalistas’ após uma grande jogada pelo lado esquerdo, com Bruma, ‘endiabrado’, a servir o líbio para um ‘penálti em andamento’, mas Petrovic, em cima da linha de baliza, impediu o golo.

No canto subsequente, José Fonte, de cabeça, obrigou o guardião a defesa atenta (35).

A segunda parte caiu naturalmente de ritmo, dada também a fase precoce da época e Artur Jorge foi fazendo alterações na equipa, sendo que os bracarenses jogam já na sexta-feira, recebendo o Famalicão na primeira jornada da I Liga.

O SC Braga continuou a dominar, mas não conseguiu criar o mesmo número – e com a mesma qualidade – de lances de perigo.

Ainda assim, uma má saída do Backa Topola, que ‘meteu’ a bola nos pés de Al Musrati e este, de imediato, em Álvaro Djaló, permitiu aos bracarenses marcar o terceiro golo e dar mais justiça ao marcador.

O encontro da segunda mão está marcado para 15 de agosto, na Sérvia, sendo que o vencedor da eliminatória irá defrontar no play-off os gregos do Panathinaikos ou os franceses do Marselha.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (3-0) frente ao Backa Topola no jogo da 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões:

«Começo pelo forte apoio que tivemos dos nossos adeptos, que espero ver repetido ao longo da temporada, porque nos ajudam e fazem sentir confortáveis para atingir os objetivos que pretendemos. Em segundo lugar destaco a intensidade, conseguimos ser intensos e mais fortes durante o jogo, com uma primeira meia hora muito forte da nossa parte».

[Difícil encontrar pontos negativos. Incomoda-o que possa ser dito que apesar do domínio o adversário não era assim tão forte] «Incomoda, porque parecem ser comentários sem noção nenhuma. O que fizemos aqui foi muito bom, estou satisfeito com o resultado e com o desempenho da equipa. O ponto menos positivo que retiro é o facto de, em termos físico, não conseguirmos ainda dar uma resposta ao longo de todo o jogo».

[Análise à prestação dos reforços] «Gostei muito da prestação do Hosé Fonte e do Vítor Carvalho, que jogaram de início. O Zalazar entrou numa fase em que pretendíamos ter mais controlo com bola, e correspondeu. Mas. não seria justo da minha parte individualizar, porque fomos competentes enquanto equipa, demonstrámos qualidade coletiva».

[Eliminatória fechada com esta vantagem de três golos?] «Não devemos a meio de uma eliminatória como esta dar por vencido o que quer que seja, assim como do outro lado acredito que não darão como perdido. Vamos encarar o segundo jogo com a mesma determinação, com a mesma postura em termos de abordagem, para podermos também lá ganhar o jogo».

A segunda mão da terceira pré-eliminatória realiza-se em 15 de agosto, na Sérvia, e se, como tudo o indica, passar ao play-off, o Braga vai defrontar o vencedor do duelo entre Panathinaikos e Marselha, na última ‘barreira’ antes da fase de grupos.

[Marselha ou Panathinaikos] «A eliminatória está em aberto, com um ligeiro ascendente para nós. Neste momento só penso no Famalicão».

Declarações de Žarko Lazetić, treinador do Backa Topola, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (3-0) frente ao Sp. Braga no jogo da 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões:

«Parabéns à equipa do Braga por esta vitória justa. No futebol, e no desporto, nunca se pode baixar os braços, por isso não podemos dizer que a eliminatória está perdida. Tenho pena de ter sofrido o terceiro golo, facilitámos numa fase em que a equipa estava melhor, na segunda parte, em que fomos melhores do que na primeira. Não queria deixar de felicitar os parabéns aos meus jogadores, que fizeram tudo o que podiam frente a uma grande equipa, equiparável às melhores equipas da Sérvia, o Partizan e o Estrela Vermelha. Para vencer não basta só querer, o Braga revelou ser uma equipa com muita qualidade, com jogadores com grande valor e potencial».

[Depois de sofrer os dois primeiros golos o Backa Topola teve uma excelente oportunidade. Se marcasse o jogo podia ser diferente?] «é uma pergunta hipotética, mas obviamente se aquela bola entrasse era uma força anímica para a nossa equipa num jogo em que não é fácil criar oportunidades, e quando se cria tem de se marcar. Tenho de se realista, tivemos uma oportunidade, podemos desculpar-nos, mas o Braga também teve boas ocasiões. Temos de dar os parabéns ao adversário».

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Backa Topola, 3-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Bruma, 17 minutos.

2-0, Pizzi, 19.

3-0, Álvaro Djaló, 87.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Victor Gómez (Joe Mendes, 90+1), José Fonte, Niakaté, Borja, Al Musrati, Vítor Carvalho (André Horta, 78), Pizzi (Álvaro Djaló, 68), Bruma, Ricardo Horta (Banza, 90+1) e Abel Ruiz (Zalazar, 78).

(Suplentes: Lukas Hornicek, Serdar, Paulo Oliveira, Joe Mendes, Marín, Castro, Soumare, André Horta, Zalazar, Roger, Álvaro Djaló e Banza).

Treinador: Artur Jorge.

– Backa Topola: Veljko Ilic, Milos Cvetkovic, Josip Calusic, Mateja Dordevic, Nemanja Petrovic, Nemanja Stojic, Ifet Dakovac (Goran Antonic, 87), Nicola Kuveljic (Petar Stanic, 80), Sasa Jovanovic, Milos Pantovic (Aleksandar Cirkovic, 59) e Marko Rakonjac (Milan Radin, 46).

(Suplentes: Nicola Simic, Nemanja Jorgic [GR], Milan Radin, Uros Milovanovic, Ivan Milosavijevic, Petar Stanic, Goran Antonic, Aleksandar Cirkovic, Dusan Cvetinovic, Vukasin Krstic, Jovan Vlalukin, Bence Sos).

Treinador: Zarko Lazetic.

Árbitro: Harald Lechner (Áustria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Mateja Dordevic (04), Nemanja Petrovic (43) e Al Musrati (74).

Assistência: 22.186 espetadores.