Apreendidas mais de duas toneladas de amêijoa-japonesa no Grande Porto

Os bivalves seriam provenientes da zona de Lisboa e teriam como destino Espanha.

Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, apreendeu 2.184 quilos de amêijoa-japonesa no valor estimado de 19.658 euros, na zona do Grande Porto, na quinta-feira.

“A apreensão decorreu no âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e de moluscos bivalves, onde os militares da Guarda fiscalizaram um veículo de mercadorias que transportava amêijoa-japonesa, sem que fosse acompanhada de qualquer tipo de documento de transporte que provasse a sua origem, nomeadamente, documento de registo”, adiantou a GNR, em comunicado enviado às redações.

De acordo com a mesma nota, os bivalves seriam provenientes da zona de Lisboa e teriam como destino Espanha.

Um homem de 36 anos foi identificado como sendo o condutor do veículo, pelo que foi alvo de um auto de contraordenação por falta de rastreabilidade dos bivalves. Esta infração é punível com uma coima que pode ascender aos 1.500 euros, ressalvou a GNR.

“Após inspeção higiossanitária efetuada por médico veterinário da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a amêijoa-japonesa foi encaminhada para destruição, por não ter as condições necessárias para consumo humano”, disse ainda aquela força de segurança.

A GNR não deixou de recordar que “a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas”, salientando que “o documento comprovativo da origem [é] fundamental para garantir a rastreabilidade dos bivalves”.