A ‘Operação Opatija’, como foi denominada, contou com o apoio do Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos e a coordenação da Europol.

Seis pessoas foram detidas no âmbito de uma operação internacional contra o tráfico de estupefacientes levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) com as autoridades do Brasil, Croácia, França. Polónia, Espanha, Eslovénia, Estados Unidos e Sérvia.

A ‘Operação Opatija’, como foi denominada, contou com o apoio do Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos e a coordenação da Europol, tendo sido “possível desmantelar uma importante estrutura criminosa que atuava em vários países e se dedicava ao envio de grandes quantidades de cocaína para a Europa”, adiantou a PJ, em comunicado enviado às redações.

“No decurso das diligências levadas a efeito ao longo do último ano e meio, procedeu-se à detenção de um total de sete pessoas de diferentes nacionalidades, bem como à apreensão de um total de 2.700 kg de cocaína, elevada quantidade de dinheiro, imóveis, viaturas e outros objetos com relevância para a prova dos factos em investigação”, complementou a entidade, na mesma nota.

Esta ação teve início em 2022, “tendo as autoridades sérvias iniciado uma investigação sobre este cartel de droga, que se pensa estar envolvido no tráfico em grande escala de cocaína da América do Sul para a União Europeia, designadamente do Brasil”.

“A operação rapidamente envolveu outros países do continente europeu, entre os quais Portugal, que participou ativamente em ações de vigilância e recolha de informação relevante para o desfecho da operação”, rematou a PJ.