As razões do problema são desconhecidas, assim como quando estará resolvido.

Osistema Citius encontra-se em baixo, motivo pelo qual o funcionamento dos tribunais foi interrompido em todo o país.

Em resposta ao contacto pelo jornal on.line Notícias ao Minuto, o Ministério da Justiça esclareceu que “existem problemas de comunicação que estão a afetar os sistemas de justiça”.

“As equipas tecnológicas estão a trabalhar na resolução do problema”, acrescentou ainda, sem detalhar quando a situação estará resolvida.

“Tratou-se de uma interrupção num circuito externo, que se encontra em resolução”, acrescentou fonte oficial do Ministério da Justiça.

De acordo com a notícia avançada primeiramente pelo Jornal de Notícias, todas as diligências terão sido suspensas ou canceladas, uma vez que o sistema integra diversas plataformas informáticas que possibilitam a realização da grande maioria dos atos em processos judiciais por via electrónica.

“Tentámos falar com o IGFEJ [Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça] e não estamos a obter resposta deles. É um problema central. Regista-se de norte a sul e está tudo parado. Toda a gente diz que está sem trabalhar desde a hora de entrada, pelo que já deve haver adiamentos”, disse à Lusa a secretária regional de Lisboa do Sindicato de Funcionários Judiciais (SFJ), Regina Soares.