O Sporting de Braga inaugurou novas infraestruturas da Cidade Desportiva com as mais altas instâncias. António Salvador foi o anfitrião de um evento que contou com a presença do presidente do PSG e CEO da QSI, detentora de 21,67% da SAD arsenalistas: Nasser Al-Khelaïfi.
Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, esteve em representação do Governo, numa cerimónia onde também esteve João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Fernando Gomes, presidente da FPF, Pedro Proença, líder da Liga Portugal, Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga e até de Carlos Carvalhal, antigo treinador dos bracarenses.
O novo pavilhão multiúsos do Sporting de Braga, o primeiro da sua história, e integrado na segunda fase da cidade desportiva, foi inaugurado, infraestrutura que passa a albergar as modalidades desportivas e também instalações do futebol profissional.Para António Salvador, a cidade desportiva do Sporting de Braga “é uma enorme demonstração de um clube que não se conforma, que não conhece impossíveis e que não abdica da sua independência, da sua autonomia e do seu crescimento”.
O dirigente frisou que este projeto “foi financeiramente suportado na íntegra pelo Sporting de Braga” e “não beneficiou de qualquer incentivo público, mais-valia fiscal ou acesso a fundos comunitários”.
A nova casa das modalidades do clube, com capacidade para 1.400 pessoas, alberga também novas instalações do futebol profissional, um edifício residencial e um edifício administrativo e de atendimento ao associado, uma loja do clube e o futuro museu (a inaugurar em 19 de janeiro de 2025).
A segunda fase da cidade desportiva teve um custo inicial estimado em 26 milhões de euros, sendo que o valor final da obra quase duplicou, cifrando-se nos 47 milhões de euros, investimento que o presidente dos minhotos, António Salvador, pretende ver amortizado até 2025.
O míni estádio, com capacidade para 2.5000 pessoas e onde passará a jogar as equipas B e feminina, deverá estar pronto em meados de 2024.
A cerimónia de inauguração que decorreu no novo pavilhão, contíguo ao Estádio Municipal de Braga e construído a partir do inacabado projeto da piscina olímpica, contou com a presença de várias personalidades.
O presidente da FIFA, Aleksander Ceferin, deixou uma mensagem vídeo, elogiando o Sporting de Braga como “um clube admirável, exemplo na pirâmide do desenvolvimento do futebol”.
A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, elogiou António Salvador e considerou este “um dia histórico para o Sporting de Braga”, referindo que a cidade desportiva dos minhotos é uma “obra notável e diferenciada, um exemplo para o país desportivo, não só para o futebol, mas para muitas modalidades”.
António Salvador e a Cidade Desportiva do Sp. Braga: «”dias mais importantes da história” do clube bracarense»
António Salvador não escondeu a alegria após a inauguração da 2.ª fase da Cidade Desportiva do Sp. Braga. Na cerimónia que ocorreu esta segunda-feira, o presidente bracarense falou num dos “dias mais importantes da história do clube” e criticou, indiretamente, as benesses dadas a outros emblemas na construção das respetivas infraestruturas.
“A Cidade Desportiva que hoje inauguramos é acima de tudo vossa, jovens jogadores do nosso futebol de formação e jovens atletas das nossas modalidades. É com especial entusiasmo que vos recebemos neste que é um dos dias mais importantes da história do Sporting Clube de Braga. Um dia em que projetamos os nossos sonhos e garantimos o nosso futuro, posicionando claramente este clube como uma das maiores referências desportivas e sociais do País. A Cidade Desportiva sempre foi, para nós, uma ambição e uma prioridade. É um projeto de muitos anos, que aceleramos em pleno contexto pandémico, numa fase em que tantos aconselhariam à prudência e ao recuo. Como em muitos outros momentos, foi com convicção que vimos na ameaça uma oportunidade, avançando para um complexo que hoje é, estou convencido, orgulho dos sócios e dos bracarenses. Com uma profunda nota de agradecimento, tenho de referir as largas centenas de homens e mulheres que ao longo deste período trabalharam para concretizar este enorme desafio. É com sentimento de grande satisfação que devem recordar este importante ciclo da vossa vida profissional e que tanto significado terá para atletas, funcionários, sócios e adeptos do Sporting Clube de Braga”, começou por dizer Salvador, no seu discurso.