O Município de Braga assinalou a abertura do ano lectivo 2023/2024 com uma sessão que contou com a participação dos assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos superiores em funções nos estabelecimentos de ensino do Concelho, assim como os Agrupamentos de Escolas, representantes das Associações de Pais e das Juntas de Freguesia.

A iniciativa, que decorreu esta Quarta-feira, no Altice Forum Braga, foi uma oportunidade de convívio, mas, sobretudo, de alinhamento de estratégias e motivação para o ano lectivo que agora se inicia, no qual estão inscritos mais de 23 mil alunos de 83 nacionalidades.

“A Educação é uma área prioritária para o Município de Braga e é extremamente desafiante para todos os que fazem parte da nossa comunidade educativa. O arranque de um ano lectivo é uma época particularmente exigente, mas acredito que estão criadas todas as condições para que tudo corra dentro da normalidade”, referiu Ricardo Rio, durante a sessão de abertura, numa sessão que contou ainda com a presença da vereadora da Educação, Carla Sepúlveda.

Lembrando os mais de 20 milhões de euros de investimento já realizado na requalificação dos equipamentos escolares, o Autarca referiu ainda que a descentralização de competências na área da educação obriga a um aumento do investimento directo do município no reforço as verbas transferidas pelo estado, especificamente nas áreas das refeições escolares, atividades de enriquecimento curricular, transporte escolar e funcionamento de diversos equipamentos. “A Câmara Municipal de Braga tem feito um esforço considerável em recursos humanos, contratando assistentes operacionais para lá dos rácios legais, de forma a criar uma bolsa de salvaguarda para dar resposta a todas as necessidades. Esta medida representa mais de 500 mil euros por ano de investimento directo da Autarquia”, salientou Ricardo Rio.