A seleção joga nesta sexta-feira diante da Eslováquia, no Estádio do Dragão, no Porto.

A seleção portuguesa realizou uma última conferência de imprensa antes da receção à Eslováquia, nesta sexta-feira, no Estádio do Dragão, no Porto. O jogo conta para a qualificação do Euro’24, sendo que os comandados de Roberto Martínez podem já assegurar o apuramento neste encontro. 

O selecionador nacional admitiu dificuldades no primeiro jogo contra a Eslováquia e deixou um aviso: “Analisámos o jogo antes do jogo contra o Luxemburgo. A Eslováquia foi melhor do que nós na primeira parte. Não é que Portugal tenha jogado mal. Fez um trabalho sem bola com muita agressividade. Tapou as nossas linhas de passe. Sofremos e na segunda parte fomos melhores. O Francisco Calzona trabalhou um 4-3-3 que tem uma sincronização que não é normal.” 

Martínez não quis confirmar se Cristiano Ronaldo vai jogar nesta sexta-feira, mas admitiu que Diogo Costa será o dono da baliza. “Falamos muito sobre o onze inicial, mas há cinco substituições e depois há um jogo na Bósnia, no domingo. Isso é, para mim, muito importante. Utilizaremos, como fizemos no último estágio, jogadores para o onze inicial, outros são substituídos, outros mudam… Temos dois jogos muito importantes e olhamos a 21 jogadores mais os três guarda-redes. O Diogo Costa vai jogar , mas o futebol moderno não é apenas o onze”, avisa.

Com o apuramento praticamente assegurado, o selecionador nacional rejeitou a ideia de que os adversários são fáceis. Se isso está prestes a acontecer, é devido à “atitude e compromisso exceptional” dos jogadores. E quando questionado se já “conquistou” os portugueses, o espanhol rejeita essa ideia. “Penso que não preciso de convencer. Sinto que somos uma equipa com um sonho e estamos a andar todos juntos. Gosto muito de viver em Portugal, é um país fantástico, a minha família gosta muito.” 

Martínez falou ainda sobre a estreia de João Neves, alguém que “nasceu para jogar futebol”, no entendimento do selecionador. Antes disso, foi Bruno Fernandes que falou aos jornalistas, admitindo que um lugar na comitiva está “cada vez mais caro”.

Portugal encontra-se em primeiro lugar do Grupo J, com 18 pontos (só conhece o sabor da vitória). A seleção eslovaca está em segundo lugar, com 13 pontos.