Bruno Fernandes e Ricardo Horta confirmaram hoje a qualificação perfeita de Portugal para o Euro2024 de futebol, com uma vitória por 2-0 sobre a Islândia.

O jogo, realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, marcou a despedida do Grupo J. Bruno Fernandes, aos 37 minutos, e Ricardo Horta, aos 66, foram os autores dos golos da equipa de Roberto Martínez, que alcançou os 30 pontos, vencendo todos os 10 jogos desta fase de apuramento.


Apesar de não ter realizado uma exibição brilhante, Portugal fez o suficiente para derrotar uma Islândia fragilizada, longe do poderio demonstrado na fase final do Euro2016. Cristiano Ronaldo encerrou esta fase com 10 golos, mas a grande figura foi Bruno Fernandes, participando em todos os 10 jogos, com seis golos e oito assistências, destacando-se como o líder do meio-campo nacional.

A seleção nacional, assim como no jogo contra o Liechtenstein (2-0), demonstrou pouca intensidade e velocidade, apresentando uma excessiva concentração em Cristiano Ronaldo, que estava na corrida pelo título de melhor marcador desta fase. O plano para alimentar o capitão da seleção lusa resultou em decisões menos acertadas nas jogadas ofensivas, prejudicando a construção de um resultado mais expressivo.

Apesar das várias oportunidades criadas, Portugal não aproveitou totalmente a fragilidade da Islândia devido à “obsessão” em assistir Ronaldo. O avançado, mesmo sendo titular, não conseguiu marcar neste jogo.

Portugal, com seis alterações em relação ao último jogo em Vaduz, teve Ronaldo como um dos poucos “sobreviventes” no onze de Roberto Martínez, que estreou João Mário como titular. Após um início equilibrado, a equipa portuguesa assumiu o controlo do jogo a partir dos 15 minutos, criando diversas oportunidades para marcar.

No segundo tempo, após uma defesa destacada de Valdimarsson a um remate de Ronaldo, Ricardo Horta ampliou a diferença. O jogo foi gerido com alguma tranquilidade por Portugal, que quase sofreu um golo nos descontos, mas Diogo Costa e o poste impediram o tento da Islândia. Com esta vitória, Portugal assegurou a qualificação perfeita para o Euro2024.