“Os municípios do Porto e Braga, reconhecendo a importância da ligação entre as duas cidades, decidiram reativar, a partir de amanhã, quarta-feira, dia 6 de dezembro, o serviço de transporte rodoviário de passageiros entre Porto e Braga.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado já solicitou à Área Metropolitana do Porto (AMP) a delegação de competências para realizar a contratação pública da linha em questão, de forma a restabelecer o serviço.

Esta decisão, consensual entre Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, e Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, visa assegurar o acesso a instituições de ensino superior, centros hospitalares do Porto e ao Instituto Português de Oncologia, entre outros pontos estratégicos da cidade.

Assim, nos dias 6 e 7 de dezembro, o transporte rodoviário de passageiros será gratuito (custeado pelo Município do Porto) em regime de serviço ocasional, com 15 circulações diárias.

A partir da próxima segunda-feira, dia 11, e assumindo que a AMP dará resposta com urgência, a CIM do Cávado, enquanto autoridade de transportes inter-regional, com competência partilhada para a linha entre Porto e Braga, assumirá a gestão do serviço de transporte público de passageiros, com o eventual défice suportado pelos municípios de Braga e Porto em partes iguais.”