A Polícia Marítima identificou aproximadamente 500 pessoas durante uma megaoperação.

Uma operação de prevenção criminal da Polícia Marítima foi realizada hoje de manhã na zona da praia do Samouco, concelho de Alcochete, distrito de Setúbal. Cerca de 500 pessoas foram identificadas no âmbito dessa operação, que contou com a colaboração do Serviço de Informação e Segurança (SIS), no âmbito da análise operacional, de acordo com a informação fornecida pela Autoridade Marítima Nacional (AMN).

A operação, realizada pelo Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa, pelo Grupo de Ações Táticas e pela Unidade Central de Investigação Criminal, mobilizou cerca de 100 agentes. O objetivo principal era garantir a segurança pública dos cidadãos e habitantes locais, bem como detetar pessoas envolvidas em redes de tráfico de pessoas e na apanha ilegal de amêijoa no rio Tejo.

Essa ação faz parte dos esforços contínuos da Polícia Marítima para combater redes criminosas associadas à captura ilícita, comércio e tráfico internacional de bivalves na região. Em junho, uma operação semelhante resultou na constituição de 10 pessoas como arguidas, incluindo a detenção de três portugueses e um vietnamita. Além disso, 249 imigrantes foram identificados e encaminhados para alojamento transitório. A investigação abrangeu várias localidades, incluindo Setúbal, Almada, Montijo e Samouco.