O Vitória de Guimarães elimina o Penafiel e assegura um lugar nos quartos de final da Taça de Portugal.

Entrando em campo aos 55 minutos, o avançado marcou o único golo do jogo aos 74 minutos, num confronto que foi lento na primeira parte e ganhou vida na segunda, com oportunidades para ambas as equipas, apesar do domínio vimaranense.

A equipa da casa ameaçou o golo pela primeira vez aos três minutos, num remate de Ricardo Mangas, mas teve dificuldades para quebrar a organização defensiva do Penafiel ao longo da primeira parte, com várias tentativas de circular a bola no meio-campo adversário.

O Penafiel, uma equipa do segundo escalão, tentou pressionar os defesas do Vitória de Guimarães e recuperar a bola em terrenos avançados, criando uma oportunidade perigosa aos 14 minutos, quando Adílio foi isolado por Robinho, mas adiantou demasiado a bola, permitindo a defesa de Charles.

O jogo arrefeceu até ao intervalo e só ganhou energia após o regresso dos balneários. Ambas as equipas correram mais riscos, aproveitaram mais espaços e criaram mais ocasiões, com destaque para um remate por cima de Nuno Santos aos 53 minutos, após um cabeceamento de Tomás Ribeiro.

A bola rondou ambas as balizas, com o Penafiel a acertar na barra no minuto seguinte, num cruzamento traiçoeiro de Robinho, e o Vitória de Guimarães a responder na mesma moeda, com um remate ao poste de Ricardo Mangas aos 59 minutos.

Com as entradas de Tomás Händel e Nélson da Luz aos 63 minutos, o Vitória de Guimarães estabilizou o jogo ofensivo, empurrou o Penafiel para a sua área e, após uma ameaça de Nélson da Luz aos 67 minutos com um remate de longe, decidiu a eliminatória com o golo de Jota Silva. Os 15 minutos finais foram de controlo da equipa da casa no meio-campo penafidelense.

O Vitória de Guimarães junta-se a Sporting, Benfica, FC Porto, Gil Vicente, Vizela, Santa Clara e União de Leiria na próxima fase da Taça de Portugal.

Declarações de Álvaro Pacheco, treinador do Vitória de Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (1-0) frente ao Penafiel em jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal:

«O Penafiel tem vindo a crescer e neste último mês tem tido boas prestações. Com esse crescimento, jogar aqui na Taça de Portugal, deixa-os tranquilos. Foi o que fizeram, passaram o nervosismo e a responsabilidade para nós. Lidámos bem com essas contrariedades, há qualidade no Penafiel, ao estender o nosso jogo criámos espaços entre linhas, perceberam isso, mas a nossa equipa conseguiu ultrapassar esses momentos. O que me deixa satisfeito é que mais uma vez os jogadores que entram, entraram focados, concentrados e determinados. O jogador que entra faz o golo; foi fundamental para continuarmos na Taça».

[Saídas de João Mendes e Tiago Silva] «Penso que estávamos a procurar um jogo muito associativo, com muitas ligações e a atacar a profundidade. O João Mendes estava no sítio certo, mas as coisas não estava a sair como queria. A saída do Tiago surge atendendo à gestão das cargas, ao jogo ficar partido e o Handel é muito forte no jogo posicional, para nos dar maior estabilidade. Foi o que aconteceu, a equipa começou a pegar no jogo, marcámos e criámos mais oportunidades. Marcámos pelo Jota, penso que podíamos ter feito mais golos, mas equipa manteve-se equilibrada».

[Significado de estar nesta competição e preferência no sorteio] «Estar nesta competição é fator de muito orgulho. É uma prova em que queremos ir o mais longe possível. Relativamente ao sorteio, a única coisa que gostava, se pudesse escolher, era joga casa».

Declarações de Hélder Cristóvão, treinador do Penafiel, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota (1-0) frente ao Vitória de Guimarães em jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal:

«Queríamos ser competitivos, fomos dizendo isso, e foi o que aconteceu. Aproveitámos alguma lentidão de processos do Vitória na primeira parte, só nos últimos minutos da primeira parte é que nos empurraram para trás. Na segunda parte o Vitória conseguiu empurrar lá atrás, tem outro ritmo e outra qualidade, prevaleceu a lei do mais forte, mas tivemos duas oportunidades para chegar ao golo. Acho que levamos daqui um processo mais consolidado, levámos essa boa organização e essa dificuldade que provocámos aos nossos adversários para chegar à nossa baliza»

[Mercado] «Estamos satisfeitos com os jogadores que temos. Não vamos atacar o mercado de forma nenhum, não seria bom para estes jogadores. Estamos num processo com os pés na terra, sabemos o que queremos, o jogo de hoje serve para trazer mais gente para o processo e levar esta organização para todos os jogos. Hoje interessava deixar uma boa imagem».