A partir desta segunda-feira, não se antecipam condições meteorológicas favoráveis. Segundo os meteorologistas do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, é previsto um “céu com períodos de muita nebulosidade, por nuvens médias e altas”, acompanhado por “vento fraco”. Existe também a possibilidade de “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, especialmente no nordeste transmontano e na Beira Alta”.
No que diz respeito às temperaturas, espera-se frio durante a noite, com “um acentuado arrefecimento noturno”, embora haja também uma “ligeira subida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul”.
Em resumo, os primeiros dias desta semana deverão assemelhar-se aos últimos vividos. No entanto, a partir de quinta-feira, existe a possibilidade da chegada de uma frente atlântica, potencialmente robusta, que pode alterar as condições meteorológicas em Portugal.
Quanto a esta segunda-feira, o que esperar? Na primeira metade do dia, a chuva poderá afetar o Noroeste da geografia continental, estendendo-se gradualmente para leste e sul ao longo do dia (abrangendo Norte e Centro a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela). Prevê-se que a chuva se alastre por todo o país mais para o final da semana, principalmente a partir de sexta-feira, incluindo o Alentejo e o Algarve.