O elevador “Halo”, com 50 metros de altura, foi inaugurado nesta sexta-feira, às 12:00 (hora espanhola).
Segundo relatos da imprensa local, houve fila para as primeiras viagens do elevador, que conta com duas cabines, cada uma com capacidade para 17 pessoas.
No entanto, não houve cerimónia oficial de inauguração, o que está relacionado com o período de campanha eleitoral em curso na Galiza.
O “Halo” estará aberto às sextas-feiras e sábados, das 06:00 às 01:00, e de domingo a quinta-feira, encerrando mais cedo, às 23:00.
Este elevador conecta as áreas de García Barbón e Vía Norte, proporcionando uma ligação entre a zona baixa e alta da cidade, em particular ao edifício do maior e mais recente centro comercial de Vigo. Com uma distância de 1,2 quilómetros, o elevador poupa cerca de 20 minutos a pé.
O “Halo”, apoiado numa viga de betão a cerca de 50 metros de altura, será iluminado durante a noite e oferece vistas sobre a ria de Vigo. A estrutura, que pesa 750 toneladas, é totalmente envidraçada.
Para Abel Caballero, o autarca de Vigo, este novo elevador será um “símbolo da cidade”, descrevendo-o também como uma “obra de arte”.