Aliança Democrática pelo Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural

Iniciativa Conjunta Visa Proteger e Promover as Comunidades Rurais:

A candidatura da Aliança Democrática pelo distrito de Braga à Assembleia da República realizou hoje uma jornada pelos territórios rurais, onde são visíveis os efeitos negativos do desinvestimento e das políticas do governo socialista, que agravaram as disparidades e as desigualdades no país.

“Portugal está hoje em piores condições do que há oito anos. E são as populações do mundo rural que sofrem de forma mais acentuada com a situação caótica em que o PS voltou a colocar o país”, denunciou o líder da lista da AD, Hugo Soares, sublinhando o compromisso com “uma mudança responsável para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

Em iniciativas nos concelhos de Amares, Terras de Bouro, Vila Verde e Vieira do Minho, Hugo Soares demonstrou solidariedade com os autarcas locais, que têm manifestado queixas em relação ao governo do PS, especialmente devido ao estado de degradação dos serviços públicos.

“Sem investimento público, não há coesão territorial nem social. E sem isso, não há desenvolvimento sustentável nem justiça social. Este governo do PS governa apenas a pensar em eleições, focado apenas nos grandes centros metropolitanos e sufocando o país inteiro”, denunciou o líder da AD no distrito de Braga.

Acompanhado pelos candidatos a deputados pelo distrito e pelos presidentes de Câmara – numa comitiva que contou ainda com a participação do mandatário distrital Paulo Cunha e do eurodeputado José Manuel Fernandes –, Hugo Soares agradeceu o esforço extraordinário dos autarcas para compensar as falhas do Poder Central.

“Temos falta de acessibilidades, estradas sem qualquer manutenção, edifícios públicos degradados e a meter água, sem condições mínimas, como é o caso de vários quartéis da GNR e da PSP. Há problemas nas infraestruturas, mas também estamos mal na saúde, nas escolas, na habitação, nas forças de segurança, na justiça, na administração pública, apesar dos impostos e do custo de vida das pessoas continuarem a aumentar”, lamentou o líder da candidatura da AD e secretário-geral do PSD.

Em defesa de novas políticas que contrariem a desertificação e promovam a competitividade do mundo rural, Hugo Soares sublinhou a aposta da AD na coesão territorial e na descentralização, apontadas como “bases para a justiça social e a dinamização económica”. A valorização da agricultura, do turismo, dos produtos locais e da gastronomia, da floresta e da biodiversidade constitui um compromisso da AD para “um território nacional equilibrado, que reduza as assimetrias regionais, que promova a mobilidade e a acessibilidade, e que reforce a solidariedade entre o litoral e o interior”.