ABC vence FC Porto na Dragão Arena.

O Emblema de Braga surpreendeu ao vencer o FC Porto na tarde deste domingo, na arena dos dragões, por 28-32. Numa partida da 19.ª jornada da fase regular da Liga, o quarto classificado impôs a segunda derrota consecutiva aos azuis e brancos no campeonato, após o revés com o Benfica, em Lisboa, há uma semana.

Esta derrota marca a quarta consecutiva do FC Porto, considerando todas as competições, com a campanha na Liga dos Campeões aquém do esperado, em comparação com temporadas anteriores.

Apesar do início dominante dos dragões, que resultou numa vantagem de 14-12 ao intervalo – também graças às defesas de Diogo Rêma – o ABC respondeu no segundo tempo, com Vinícius Carvalho em destaque, marcando oito golos.

Com uma reviravolta notável, os visitantes fecharam os espaços para a baliza, forçando o FC Porto a jogar sem guarda-redes e assumiram o controlo do marcador (26-31). Ao mesmo tempo, o ABC contou com a experiência de Humberto Gomes, que, aos 46 anos, travou sucessivos ataques dos dragões.

Quase sete anos depois, o ABC voltou a vencer o FC Porto. O final do jogo foi marcado pelos adeptos portistas a agitarem lenços brancos, numa altura em que a contestação ao treinador Carlos Resende aumenta.

Filipe Magalhães, treinador do ABC, apareceu nas entrevistas rápidas com um corte na testa, perto do olho esquerdo. O resultado dos “festejos” exuberantes, explicou, entre sorrisos.

Esta derrota atrasa os portistas na luta pelo topo da tabela, com o Sporting na liderança, com 57 pontos e invicto. Os azuis e brancos ocupam o segundo lugar, com 50 pontos, mais um do que o Benfica.

Segue-se um novo desafio europeu para o FC Porto, em casa, contra os eslovenos do RK Celje, na penúltima jornada da Liga dos Campeões. Os comandados de Carlos Resende ainda têm a possibilidade de alcançar os playoffs.

Quanto ao ABC, o clube de Braga está em quarto lugar na Liga, com 45 pontos, mais quatro do que o Marítimo. Recorda-se que os quatro melhores classificados avançam para o grupo onde será decidido o título de campeão nacional. Nessa fase, as equipas começarão com metade dos pontos acumulados na fase regular.