Condições Meteorológicas Extremas Desafiam Populações e Testam Limites de Resiliência.

Até ao próximo fim de semana, estão previstas três massas de ar polar a passar por Portugal, com as temperaturas a começarem a descer a partir desta segunda-feira, agravando-se devido ao forte vento.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos para dez distritos devido ao vento de noroeste, com rajadas que podem atingir até 85km/h no litoral e nas regiões montanhosas, mantendo Braga e Viana do Castelo em alerta até às 18 horas.

Adicionalmente, nove distritos estarão sob aviso laranja até terça-feira, devido à agitação marítima. Este nível de aviso, o segundo mais grave numa escala de três, foi acionado nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria e Braga às 00:49, vigorando até às 00:00 de terça-feira.

Durante este período, o IPMA prevê “ondas de noroeste com cinco a seis metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima”.

Para esta noite, espera-se também uma descida das temperaturas, com a entrada de uma nova massa de ar polar marítima prevista para o final da tarde.