A partir da tarde, prevê-se uma mudança nas condições meteorológicas.

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para agravamento das condições meteorológicas no Minho.

Através de Filipe Costa, Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, a ANEPC emitiu um alerta para as próximas 48 horas, prevendo chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve, principalmente nas regiões centro e norte do país, incluindo os distritos de Braga e Viana do Castelo.

Com base em previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANEPC adverte para a precipitação na quarta-feira, especialmente nas regiões costeiras norte e centro, a partir do final da tarde, com um gradual aumento da intensidade do vento, podendo soprar forte na faixa costeira e nas zonas de altitude.

Na quinta-feira, prevê-se que a chuva se estenda a todo o território continental, com maior intensidade no norte, centro e zonas montanhosas, com possibilidade de queda de neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela, com a cota a descer gradualmente até aos 800/1.000 metros de altitude no final do dia.

O IPMA emitiu aviso amarelo devido à neve para os distritos de Braga e Viana do Castelo, assim como Bragança, Vila Real, Porto, Castelo Branco, Guarda e Viseu, em vigor entre as 15:00 de quinta-feira e as 12:00 de sexta-feira.

Segundo o comunicado do IPMA, é esperada acumulação de neve entre um a 10 centímetros, com possível formação de gelo, podendo causar perturbações em estradas e abastecimentos locais.

Alessandro Marraccini do IPMA referiu que “há boas probabilidades de que seja um evento excecional”.