Pinto da Costa visita Amares para a inauguração da Casa do FC Porto na região

Presidente do clube portista marca presença em evento que fortalece laços com os adeptos no norte de Portugal.

Pinto da Costa esteve na cerimónia de inauguração da Casa do FC Porto de Amares por volta das 12:00, após a receção no edifício dos Paços do Concelho de Amares às 11:00, por perto de uma centena de adeptos e pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira.

Inauguração da Casa do FC Porto de Amares: “Foi com grande satisfação que há 15 dias recebi uma chamada do senhor Óscar Cruz a dizer-me que os portistas de Amares queriam inaugurar uma casa. Tinha a agenda muito preenchida, mas disse: ‘olhe, dia 9, mete-se entre Portimão e Londres e vou com todo o gosto a Amares. Foi um sprint que teve de fazer o senhor Alfredo Vieira e os seus pares, que não contavam que fosse tão cedo. Mas é com grande alegria que vim aqui. É um grande prazer estar aqui convosco hoje. É um dia feliz, mas é uma responsabilidade. Os portistas de Amares são uma referência para o FC Porto. Ver tantas crianças com camisolas e cachecóis, que respiram amor ao FC Porto, é uma grande obrigação fazer com que a nossa casa seja um motivo de encontro e de festa para eles. Para que cresçam nos bons princípios e com amor ao FC Porto, que é o que nos une a todos.”

A responsabilidade: “Faz no mês que vem 42 anos que assumi a presidência do FC Porto. Os motivos que me levaram a tomar posse nesse 23 de abril de 1982 são os mesmos que sinto hoje, uma grande responsabilidade. E digo sempre que o FC Porto é para nós mais do que um clube, é quase como uma religião. Há uma coisa que devemos pensar. Há gente que tem uma vida feliz, gente a quem não falta nada, gente que tem dificuldades e gente que não tem quase nada. Mas todos esses, os que amam o FC Porto, quando o FC Porto vence são todos felizes. De igual modo, os que têm tudo e os que não têm nada. Essa é a grande responsabilidade que nesse dia assumi e hoje mantenho. A lutar para que o FC Porto dê alegrias a todos os que são do nosso clube. Quero continuar a construir e que o futuro do FC Porto seja cada vez melhor, com mais vitórias. Temos de preparar as nossas equipas para isso. Estas crianças têm o mesmo direito que as gerações dos 40 e 50 anos de viver momentos de grande felicidade com as vitórias do FC Porto. Será por isso que eu lutarei sempre, por um FC Porto vitorioso, unido, com toda a massa associativa e todos os adeptos. Com diferenças de opiniões, com gostos opostos, mas com o FC Porto sempre acima de todos os interesses e questões. Enquanto for presidente do FC Porto, seja um mês, dois meses, dois anos, vinte anos, mais também não [risos]… lutarei sempre para que o FC Porto seja um clube único, dos dragões, que faça frente realmente àqueles que são os nossos inimigos.”

Agradecido pela oportunidade de me encontrar com os “adeptos do FC Porto”, o dirigente e candidato às próximas eleições, juntamente com André Villas-Boas e Nuno Lobo, reafirmou o compromisso com a responsabilidade que assumiu pela primeira vez em 23 de abril de 1982. Prometeu continuar a lutar por um clube “vitorioso e unido”, mesmo perante divergências de opinião, e está pronto para “levantar a voz” em defesa dos interesses do Norte, num país que caracterizou como ‘centralista’.

“Enquanto permanecer presidente do FC Porto, seja por um mês, dois meses, dois anos ou 20 anos, batalharei para que o clube permaneça único, enfrentando aqueles que são os nossos verdadeiros inimigos. Temos uma função social, mas também a obrigação de nos manifestarmos em defesa não apenas dos nossos interesses, mas dos nossos ideais”, afirmou após um almoço de convívio com adeptos locais.

Convicto de que a equipa principal de futebol, atualmente em terceiro lugar na I Liga, “está em boa forma e a obter resultados”, especialmente com “jovens jogadores” como Francisco Conceição, Alan Varela ou Otávio Ataíde, todos com idades entre os 21 e os 22 anos, o presidente ‘azul e branco’ reiterou o objetivo de “tentar ganhar todos os jogos” até ao final da época.

“O título não está nas nossas mãos. A nossa obrigação agora é tentar vencer todos os jogos, como afirmamos antes do FC Porto–Benfica [vitória por 5-0], e isso tem acontecido felizmente, com vitórias expressivas e, acima de tudo, com exibições de grande categoria”, realçou, um dia após a vitória fora de casa sobre o Portimonense por 3-0.

O dirigente expressou, por isso, confiança de que a equipa liderada por Sérgio Conceição tem “todas as hipóteses” de se qualificar para os quartos de final da Liga dos Campeões na terça-feira, às 20:00, em Londres, na segunda mão dos oitavos, após a vitória na primeira mão sobre o Arsenal por 1-0.

“O nosso treinador já demonstrou que não teme nenhum adversário e sempre tem a sua estratégia própria. No entanto, no futebol, nada está garantido, mas sinceramente espero que os nossos adeptos fiquem felizes por passarmos esta eliminatória”, concluiu.