Bracarenses desperdiçam oportunidade de aproximação na tabela classificativa após resultado decepcionante para os guerreiros fora de casa.

O Rio Ave consolidou hoje o estatuto de líder em empates nesta temporada da Primeira Liga de futebol, ao travar o SC Braga (0-0) num jogo da 25ª jornada, onde ambas as equipas tiveram oportunidades para evitar o resultado nulo.

A equipa de Vila do Conde, que alcançou o seu 12º empate no campeonato, conseguiu resistir ao domínio territorial dos minhotos, que viram um golo de Simon Banza ser anulado por fora de jogo no segundo tempo, atrasando assim as suas aspirações de alcançar o terceiro lugar ocupado pelo FC Porto.

Os bracarenses, que vinham de três vitórias consecutivas na competição, ficam agora no quarto lugar, com 50 pontos, cinco atrás dos ‘dragões’, que começaram a jornada com uma vitória em Portimão (3-0).

Já o Rio Ave, que somou o terceiro empate seguido, encontra-se em 14º lugar, com 24 pontos, numa posição que ainda suscita alguma preocupação, mas com uma vantagem em relação ao lugar de ‘play-off’ de manutenção.

O empate final refletiu um primeiro tempo equilibrado, no qual, apesar do maior domínio territorial dos minhotos, o Rio Ave conseguiu controlar e criar oportunidades em contra-ataque e também em lances de bola parada.

A ameaça do Rio Ave forçou uma reação por parte do SC Braga, com tentativas de longa distância por parte de Cristian Borja e Simon Banza, mas sem sucesso.

Para o segundo tempo, o treinador do SC Braga realizou duas substituições, mas foram os vila-condenses que regressaram com mais determinação. Aos 55 minutos, Patrick William obrigou Matheus a uma boa defesa, enquanto o central do Rio Ave assustou pouco depois na cobrança de um livre.

A partida continuou com um ritmo frenético e os guarda-redes mostraram-se decisivos, com Jhonatan a travar remates de Álvaro Djaló e Rodrigo Zalazar, e Matheus a impor-se a Boateng e a um desvio de João Teixeira, mantendo o resultado em 0-0 até ao final.

Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa, após igualdade (0-0) frente ao Rio Ave:

«O jogo foi tal como esperávamos bastante equilibrado. Assumimos o comando e o ritmo de jogo desde o início e tivemos maior domínio, mas poucas finalizações. Fomos mais capazes e era importante que tivéssemos fechado mais jogadas. Recordo-me de uma bola no poste, mas foi pouco para o nosso domínio.

Na segunda parte, continuamos a procurar a baliza contrária, continuamos em busca da vitória porque era esse o objetivo. Levamos daqui apenas um ponto, não sofremos golos, mas também não marcamos. O equilíbrio do jogo reflete-se no Rio Ave.

[golo anulado] Foi explicada a decisão do árbitro, mas, na minha opinião, é uma decisão mal tomada. É a minha opinião e tenho de a dar. Há de facto uma posição irregular do Banza no momento inicial, ele recupera no terreno para estar em jogo, fica parado e nesse momento há uma disputa à frente dele. Daí desenvolve-se todo o lance, mas o Banza não interfere no lance que é disputado à frente dele. A decisão foi explicada, mas para mim é uma decisão errada. O golo fazia a diferença».

Luís Freire, treinador do Rio Ave, na sala de imprensa, após igualdade (0-0) frente ao Sp. Braga:

«Parece-me claramente que arrancamos aqui mais uma exibição consistente, na perspetiva de que jogámos contra uma equipa que está no top 4. Sabíamos que o Sp. Braga nos ia pressionar e conseguimos ter personalidade suficiente para controlar a entrada. Tivemos dinâmica no meio-campo, mas nem sempre definimos bem. Conseguimos na primeira parte criar algumas oportunidades de golo. Foi uma primeira parte equilibrada e bem jogada. Exibição competente, a conseguir jogar e a pressionar o Sp. Braga e com a possibilidade de fazer golo.

Na segunda parte estivemos em crescendo, a partir dos 70 minutos fomos a equipa que mais perigo criou, tivemos várias situações para fazer golo e o Sp. Braga teve o golo e pouco mais por mérito nosso. Satisfeito pela exibição porque os jogadores foram corajosos, houve compromisso, fica um ponto, mas merecíamos os três.

[segundo empate consecutivo a zero, o que está a faltar para marcar?] São jogos diferente.

No Moreirense não conseguimos criar, foi um jogo de mais duelos, de muita luta e este não.  Sentimos neste jogo mais confortáveis, criámos oportunidades, mas faltou-nos eficácia. Tudo o que os jogadores controlam e colocar em prática o que trabalhámos, estamos a fazer. Temos nove pontos desde janeiro. As exibições com FC Porto, Sporting e Sp. Braga foram uma demonstração de força de nossa parte. Agora temos de ir fora buscar pontos».

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.

Rio Ave – SC  Braga, 0-0

Equipas

– Rio Ave: Jhonatan, Renato Pantalon, Aderllan Santos, Miguel Nóbrega (Patrick William, 43), Costinha, Amine, Adrien Silva (João Graça, 81), Fábio Ronaldo (João Teixeira, 81), Joca, Aziz (Boateng, 81) e Umaro Embaló (Vrousai, 59).

(Suplentes: Magrão, Patrick William, Tanlongo, João Teixeira, Vítor Gomes, João Graça, Boateng, Vrousai e Zé Manuel).

Treinador: Luís Freire.

– SC  Braga: Matheus, Joe Mendes (Victor Gómez, 46), Serdar, Paulo Oliveira, Cristian Borja, Vítor Carvalho (Rodrigo Zalazar, 46), João Moutinho, Roger (Pizzi, 90+3), Bruma (Álvaro Djaló, 72), Abel Ruiz e Simon Banza.

(Suplentes: Lukas Hornicek, Victor Gomez, José Fonte, Cher Ndour, Álvaro Djaló, Rodrigo Zalazar, Ronny Lopes, Pizzi e Chissumba).

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Amine (12), Bruma (12), Vítor Carvalho (44), Paulo Oliveira (49) e Rodrigo Zalazar (60).

Assistência: cerca de 3.000 espetadores.

Partilhar este Artigo