Os 50 anos do Dia da Terra celebrados entre as crises do clima e da pandemia

Esta quarta-feira, assinala-se o 50.º Dia da Terra, uma data criada em 1970 para consciencializar a população para as causas ambientais. Ainda que este ano o 22 de Abril seja especial pelas piores razões, os especialistas ouvidos pelo PÚBLICO não deixam de apelar a que este seja um dia de reflexão e de preparação para uma possível mudança de hábitos.

Se aspira ter um estilo de vida mais sustentável então há alguns passos simples que deveria ter em consideração. A primeira ideia essencial é de que cada gasto conta. Esta afirmação já deixou de ser o slogan, em jeito de novidade, com o objetivo de dar incentivar as pessoas a darem mais importância à reciclagem e acabou por se converter numa ideia que o homem urbano incorporou no seu estilo de vida.

Separar os resíduos é apenas o primeiro capítulo de outros tantos, se ambiciona tornar-se uma pessoa mais sustentável já hoje. Agora já não há marcha atrás: o caminho da mudança já começou.

5 mudanças para ser mais sustentável

1. Mude de hábitos

O primeiro passo na direção de um estilo de vida mais sustentável é procurar alternativas saudáveis. À medida que a consciencialização sobre os perigos que afetam o meio ambiente crescem, pequenos gestos que mudam a forma de consumo ganham uma dimensão muito superior. Já tentou, por exemplo, trocar as lâmpadas lá de casa? Vai poupar energia e dinheiro na fatura da luz. Além disso, tente acender a luz apenas quando foi necessário.

2. Introduza alimentos ecológicos

A febre do running, do CrossFit ou a extensa gama de planos de treino não vão surtir efeitos em quem os pratica quando o sistema de apoio não funciona. Ou seja, se a alimentação não for a mais saudável. Cada vez mais pessoas tendem a incluir nas suas dietas bebidas e alimentos com selo ecológico.

3. Mova-se de maneira sustentável

A Organização das Nações Unidas (ONU) já deixou claro que as mudanças climáticas são uma situação irreversível. Tal como o corpo pede energias verdes para se mover, graças às matérias-primas produzidas de forma sustentável, a forma como se move também o pode ser. Usar os transportes públicos, ir trabalhar de bicicleta, partilhar o carro com colegas ou simplesmente comprar um carro elétrico? A ordem com que escolhe estas alternativas não muda o resultado: menos poluição.

4. Cuidados com o plástico

Sim, existe um problema real com este resíduo. Sabia que apenas na Europa são deitadas ao mar entre 70.000 e 130.000 toneladas de plástico por ano? Estes dados supõem que cerca de 95% dos resíduos que afetam o ecossistema marinho, tal como relata o relatório Liberando el plástico en el mar Mediterráneo. O primeiro passo para minorar este problema é reduzir o consumo de plástico em casa. Basta optar por recipientes de vidro ou fabricados a partir de materiais reciclados. Escolha materiais de origem vegetal ou plástico 100% reciclado.

5. Precisa mesmo dessa roupa toda?

Colocar um travão à pegada ecológica também passa por reduzir o consumo de roupa. A indústria da moda é um das que mais contamina o planeta, o que levanta a questão sobre a sustentabilidade no setor. A forma de escolher peças mais sustentáveis? Usar tecidos orgânicos ou elaborados a partir de materiais reciclados. Assim não vai precisar de renunciar às tendências, nem perder a durabilidade ou qualidade das roupas que compra.

Artigo “Men’s Health”