Iniciativa educativa promove o conhecimento e preservação do património local, envolvendo ativamente a comunidade escolar
A vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, marcou presença nesta segunda-feira, 18 de março, no Bom Jesus, em mais uma sessão do projeto “Escola Património”, desenvolvido pela Fundação Bracara Augusta.
Este ano letivo, o projeto conta com a participação de cerca de 100 alunos, com o objetivo central de promover a educação patrimonial e ambiental, incentivando a conscientização das crianças e jovens sobre a simbiose entre ambiente e patrimônio.
Para Carla Sepúlveda, este projeto representa uma mais-valia para as escolas, pois permite aos agrupamentos trabalharem as vertentes patrimonial e ambiental a partir dos seus projetos educativos. “O projeto ‘Escola Património’ promove a cidadania ativa, partindo do conhecimento para a valorização do património, assumindo o bem classificado e o ambiente que o rodeia como palco para aprendizagens académicas. Consideramos que estes valores são também fundamentais para uma educação centrada no respeito pelo espaço público e tudo o que este implica”, destaca.
O projeto foi idealizado pela Fundação Bracara Augusta, em parceria com a Confraria do Bom Jesus do Monte, o Colégio D. Pedro V, o Município de Braga e a ASPA – Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural, com o apoio dos Transportes Urbanos de Braga e da AOF como mecenas.
Iniciado em setembro de 2023, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, o projeto envolveu mais de uma centena de crianças do 1º ao 4º ano de escolaridade do Colégio D. Pedro V. Neste ano letivo, cerca de 100 alunos do 1.º e 2.º ciclos de ensino dos Agrupamentos de Escolas de Maximinos, Trigal Santa Maria e Carlos Amarante estão participando.
O objetivo do projeto “Escola Património” é proporcionar condições de acessibilidade a aprendizagens mais amplas e de qualidade, utilizando os recursos disponíveis no Bom Jesus do Monte. Desta forma, combinam-se aprendizagens académicas com visitas a locais de interesse patrimonial e histórico, incentivando as crianças a assumirem-se como defensoras do património comum.