Parceria Visando a Melhoria da Preparação e Resposta a Emergências na Região.

Os presidentes da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) formalizaram hoje um protocolo de cooperação para a construção de um ‘campus’ da Proteção Civil do Alto Minho.

Após a cerimônia realizada no quartel dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, que celebram 244 anos de serviço, o presidente da ANEPC, Duarte Costa, explicou aos jornalistas que o próximo passo será a busca por financiamento para concretizar o projeto.

O ‘campus’ da Proteção Civil do Alto Minho será erguido num terreno municipal situado na freguesia de Mazarefes. O projeto será realizado em duas fases, começando com a construção de um edifício para abrigar o Comando Sub-Regional, atualmente instalado numa parte do antigo edifício do Governo Civil de Viana do Castelo.

Este Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho abrange os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo. Além disso, no mesmo terreno, a autarquia e a ANEPC planejam construir uma Base de Apoio Logístico do Alto Minho, com o intuito de centralizar as operações e otimizar os recursos para uma resposta mais eficiente.

Duarte Costa mencionou a possibilidade de integrar outras valências no ‘campus’, como meios de socorro para intervenções em ocorrências rodoviárias, ferroviárias e na frente atlântica.

O financiamento para este projeto poderá ser proveniente de fontes como o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa Portugal 2030 ou o Orçamento do Estado, sendo estas questões a serem discutidas com o Governo.

O município de Viana do Castelo, para além de ceder o terreno, ficará responsável pela elaboração dos projetos de arquitetura e especialidade dos edifícios, em colaboração com a ANEPC.

A cerimônia dos 244 anos dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo foi também marcada pela adição de 13 novos elementos à corporação, que agora conta com 75 operacionais ativos. Além disso, a autarquia entregou uma ambulância à corporação, num investimento de 75 mil euros.

O comandante dos Bombeiros Sapadores apontou como principal fragilidade da corporação a frota de socorro, que apresenta sinais de desgaste, sendo que esta questão já foi comunicada ao município e será resolvida a curto prazo.