Vilaverdense assume cargo de destaque no setor agrícola a nível europeu.

José Manuel Fernandes, reconhecido como um dos eurodeputados mais influentes do Parlamento Europeu, assume agora o cargo de Ministro da Agricultura e Pesca, destacando-se pelo seu compromisso com o combate às alterações climáticas e a preservação da biodiversidade.

Natural de Vila Verde e com formação em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, José Manuel Fernandes é uma figura de destaque na defesa ambiental e europeia desde que assumiu o cargo de eurodeputado em 2009. Defensor da mitigação das alterações climáticas e da promoção da biodiversidade, Fernandes destaca a importância dos produtos locais e das tradições como forças impulsionadoras do desenvolvimento.

Reconhecido pelo seu papel influente no Parlamento Europeu, onde foi eleito um dos deputados mais influentes pelo ranking BWC EU Influence, Fernandes tem uma ligação estreita com os assuntos europeus e também com a agricultura, tendo integrado a comissão agrícola em Bruxelas.

A nomeação de Fernandes traz expectativas para o setor agrícola, especialmente em relação ao seu compromisso com a gestão sustentável dos recursos hídricos, a implementação do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC). A questão sobre o regresso das florestas e dos animais à tutela do Ministério da Agricultura também é aguardada com expectativa, sendo um compromisso assumido durante a campanha eleitoral.

Este novo capítulo na liderança do Ministério da Agricultura e Pesca é visto como uma oportunidade para revitalizar e fortalecer o papel deste ministério, num momento em que a agricultura enfrenta desafios significativos e necessita de uma abordagem estratégica e comprometida.