Imagens retratam a cerimónia anual que marca a Semana Santa na histórica cidade de Braga.

Braga deu início às suas celebrações da Páscoa com um dos momentos mais emblemáticos da Semana Santa: o “Lava-Pés”. Esta quinta-feira Santa, dezenas de fiéis reuniram-se na Catedral da cidade para testemunhar este ritual significativo, que antecede a Missa da Ceia do Senhor.

Durante a cerimónia, o Arcebispo D. José Cordeiro lavou os pés aos fiéis, numa recriação simbólica dos doze Apóstolos na Última Ceia. Para D. José Cordeiro, este gesto representa não só o amor ao próximo, mas também o compromisso de servir com verdadeira caridade, rezar uns pelos outros e promover a humildade e o respeito mútuo.

Este momento de reflexão e espiritualidade é uma oportunidade para os fiéis questionarem as suas próprias ações e atitudes perante o próximo, procurando cultivar valores de bondade e solidariedade.

As celebrações da Páscoa em Braga continuam nesta sexta-feira Santa, com a realização da última das três grandes procissões, a do Enterro do Senhor, prometendo ser um momento de profunda devoção e comunhão para os crentes da região.