IPMA alerta para perigo máximo de incêndio em vários distritos

Nos próximos dias, o tempo quente e seco irá persistir, colocando cerca de 50 concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O perigo de incêndio manter-se-á elevado em alguns distritos pelo menos até sábado.

Medidas preventivas a respeitar

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) sublinha que, em dias de perigo de incêndio rural “Muito Elevado” ou “Máximo”, o risco é extremamente alto, requerendo especial atenção e cuidado. Assim, é essencial respeitar as seguintes medidas preventivas:

  • Proibição de queimadas extensivas sem autorização: Não é permitido realizar queimadas extensivas sem obter a devida autorização.
  • Proibição de queima de amontoados sem autorização e comunicação prévia: Nos dias de risco “Muito Elevado” e “Máximo”, é proibida a queima de amontoados sem autorização e comunicação prévia às autoridades competentes.
  • Proibição de utilização de fogo para confeção de alimentos em espaços rurais: Não é permitido usar fogo para confeção de alimentos em áreas rurais, exceto fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para este fim.
  • Proibição de fumigação e desinfestação em apiários sem dispositivos de retenção de faúlhas: A fumigação e desinfestação em apiários são proibidas, a menos que os fumigadores estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
  • Proibição de uso de equipamentos motorizados em áreas rurais: O uso de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores é proibido. Deve também evitar-se o uso de grades de discos.

Estas medidas visam prevenir a ocorrência de incêndios rurais, protegendo pessoas, bens e o meio ambiente. Fique atento às recomendações e ajude a prevenir incêndios.