Vitória SC avança para a terceira pré-eliminatória da Liga Conferência

Triunfo por 4-0 sobre Floriana em Guimarães assegura confronto com Zurique

Uma primeira parte com quatro golos permitiu hoje ao Vitória SC derrotar os malteses do Floriana por 4-0, num jogo de sentido único, e confirmar a passagem à terceira pré-eliminatória da Liga Conferência de futebol.

Após vencer a primeira mão da segunda pré-eliminatória por 1-0 em Malta, com um golo de Jota Silva (recentemente oficializado pelo Nottingham Forest), a equipa minhota começou a desenhar uma passagem tranquila à próxima fase com golos de Kaio César aos oito minutos, Jorge Fernandes aos 11 minutos, e um bis de Ricardo Mangas aos 37 e 43 minutos.

A formação treinada por Rui Borges, instalada no meio-campo adversário desde o primeiro minuto, criou várias ocasiões de golo nos primeiros minutos, praticamente sentenciando a eliminatória. Na segunda parte, o Vitória controlou o jogo, rodou a equipa e continuou a criar perigo, com destaque para um remate de Bruno Gaspar à trave aos 63 minutos e uma oportunidade de Nélson Oliveira aos 65.

Com esta vitória, os vimaranenses enfrentarão o FC Zurique na terceira pré-eliminatória, com jogos agendados para 8 de agosto na Suíça e 15 de agosto em Guimarães.

Declarações de Rui Borges, treinador do Vitória de Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (4-0) frente ao Floriana, que coloca os vimaranenses na próxima fase da competição:

«Queríamos entrar fortes, decidir a eliminatória o mais rápido possível, porque sabíamos que quanto mais demorássemos o a marcar mais o adversário poderia acreditar. Fomos bastante competentes, era o que queríamos, a equipa foi rigorosa, chegámos ao golo com qualidade e com mérito. Estou feliz, a equipa deu a reposta que queríamos, não queríamos deixar que o adversário pensasse sequer que podia passar a eliminatória. Fomos competentes e muito sérios de início ao fim do jogo, foi o que fizemos, com qualidade. Tenho de agradecer a moldura humana que tivemos, foi fantástica, mesmo o adversário sentir o ambiente é diferente, para mim também é, é impossível não sentir na pele o que é o início do jogo, foram importantes, que assim continue».

[Estreia de Telmo Arcanjo] «O Telmo é um miúdo que todos acreditamos muito, vem de um ano a trabalhar imenso contra a lesão. Tem treinado muito bem, precisa de confiança, para termos o verdadeiro Telmo a 100 por cento. Acreditamos muito nele, não tenho dúvidas nenhumas que no futuro se vai falar do Telmo, é um menino que precisa dessa confiança, que vai conseguir aos poucos. As substituições foram por aí, gerir minutos, para ter equilíbrio, infelizmente não dá para todos. Resposta muito boa com toda a gente ligada ao jogo».

[Mangas a extremo] «É um miúdo que conheço bem, foi meu jogador no primeiro ano de sénior. Cresceu muito, está um jogador diferente, melhor do que o que já era. Jogava numa linha de três, estava exposto a profundidades, às vezes a malta olha e quer o Kaio, mas o Mangas consegue ser vertical, muito agressivo a entrar no último terço. Tem coisas que não dá como um extremo de raiz, mas não deixa de ter qualidade para o fazer. Vai jogar também na posição dele, está uma boa luta com o João Mendes, estou feliz com a reposta dele. Deu uma boa reposta, como tem dado, por isso é que continua a jogar e fará mais golos».

[Zurique] «Sentimento de que este o jogo já passou e agora temos de nos focar no Zurique, uma equipa que vai exigir outras coisas. Uma palavra para o Floriana, teve de lutar, como disse, se está aqui é porque tem qualidade. Tínhamos de passar o Floriana, ainda nem olhei para o Zurique, apesar de na estrutura já termos gente a trabalhar nisso. Acredito que dará outras coisas, exigirá mais de nós, não será idêntico. Acredito que continuaremos a ter dificuldades, mas acredito que daremos uma boa resposta. Amanhã debruço-me sobre o Zurique a sério, será mais exigente, mas não podemos perder a nossa ambição e nosso desejo. Tenho a atitude que estamos a ter, iremos ser felizes com toda a certeza».

Declarações de Darren Abdilla, treinador do Floriana, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota por quatro bolas a zero frente ao Vitória, que termina a participação dos malteses na Liga Conferência:

«O plano era fechar os espaços, mas infelizmente concedemos golos a saírem com cruzamentos para serem finalizados na área. A qualidade fez a diferença e o Vitória conseguiu fazer quatro golos. O resultado demonstra a diferença de qualidade entre as duas equipas e entre o futebol português e o futebol maltês».

[Que experiência leva deste jogo?] «É uma experiência para todos, essencialmente para os jogadores; nunca tinham jogado perante 20 mil pessoas, a atmosfera é diferente, assim como a técnica dos jogadores, que fez a diferença. Estamos perante realidades diferentes, os orçamentos são diferentes. Um jogador do Vitória dá para pagar a nossa equipa. Desejamos boa sorte no resto da competição ao Vitória».

Ficha de jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – Floriana, 4-0.

Ao intervalo: 4-0.

Marcadores:

1-0, Kaio César, 08 minutos.

2-0, Jorge Fernandes, 10.

3-0, Ricardo Mangas, 37.

4-0, Ricardo Mangas, 43.

Equipas:

– Vitória SC: Bruno Varela, Bruno Gaspar, Jorge Fernandes, Borevkovic, João Miguel Mendes (Telmo Arcanjo, 74), Tomás Händel (Manu Silva, 74), Tiago Silva, Nuno Santos (Samu, 64), Kaio César (José Bica, 74), Ricardo Mangas e Chucho Ramírez (Nélson Oliveira, 64).

(Suplentes: Charles (GR), Miguel Maga, Alberto Costa, Mikel Villanueva, Tomás Ribeiro, Manu Silva, Zé Carlos, Samu, Marco Cruz, Telmo Arcanjo, José Bica e Nélson Oliveira).

Treinador: Rui Borges.

– Floriana: Mafoumbi, El-Hasni, Spiteri (Lonardelli, 46), Kouros, Alejandro Garzia, Dunstan Vella, Matias Garcia, Fernandinho (Yaméogo, 46), Grech (Obonogwu, 80), Thiaguinho Santos (Veselji, 64) e Reid (Nwoko, 72).

(Suplentes: Cutajar (GR), Andrijanic (GR), Yaméogo, Micallef, Lonardelli, Buttigieg, Veselji, Obonogwu e Nwoko).

Treinador: Darren Abdilla.

Árbitro: Ion Orlic (Moldova).

Ação disciplinar: nada a assinalar.

Assistência: 20.101 espetadores.