Iniciativa visa melhorar a empregabilidade e oportunidades de carreira das comunidades ciganas em Braga.

A BragaHabit, em parceria com o Município de Braga e a Fundação “la Caixa”, anunciou a 2ª edição do Programa de Inovação Social Aberta, com o objetivo de aumentar as oportunidades de carreira e melhorar a empregabilidade nas comunidades ciganas. As candidaturas para o programa decorrem entre 19 de agosto e 20 de setembro, através do Balcão Digital da BragaHabit.

Este programa procura desenvolver projetos que abordem as necessidades sociais do Município de Braga, promovendo sinergias entre entidades sociais, empresas e instituições académicas. Após uma primeira edição em 2023, que se focou no sucesso escolar e na aprendizagem ao longo da vida, a nova edição visa encontrar soluções inovadoras para os desafios de empregabilidade enfrentados pelas comunidades ciganas.

Carlos Videira, Administrador Executivo da BragaHabit, destacou a urgência de iniciativas que promovam a inclusão no mercado laboral, referindo que, das 874 pessoas das comunidades ciganas apoiadas pela BragaHabit, apenas 74 estão empregadas.

Os projetos selecionados receberão um apoio inicial de 2.500 €, com o projeto vencedor da segunda fase a receber até 35.000 € para implementação durante um ano. O vencedor terá ainda acesso gratuito ao Human Power Hub, em Braga, beneficiando de serviços de assessoria, consultoria e mentoria.

As candidaturas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção composta por especialistas indicados pelo Município de Braga e pela Fundação “la Caixa”, assegurando um processo rigoroso e qualificado.