Vitória SC domina Zrinjski e aproxima-se da Fase de Grupos da Liga Conferência Europa

Com uma vitória contundente por 3-0 sobre o Zrinjski Mostar, o Vitória SC deu um passo firme rumo à Fase de Grupos da Liga Conferência Europa, numa noite de grande futebol em Guimarães.

O Vitória SC aproximou-se significativamente da fase de grupos da Liga Conferência Europa, ao vencer esta quarta-feira o Zrinjski Mostar por 3-0, no Estádio D. Afonso Henriques, na 1.ª mão do play-off. A equipa minhota, que contou com o apoio fervoroso de 16.007 adeptos, dominou o encontro desde o apito inicial, demonstrando a sua superioridade frente a um adversário que optou por uma postura defensiva durante grande parte do jogo.

No primeiro tempo, apesar de ter controlado a posse de bola e o ritmo de jogo, o Vitória SC não conseguiu transformar o domínio em muitas oportunidades claras de golo. Ainda assim, Alberto Baio e Nelson Oliveira destacaram-se com as melhores ocasiões para inaugurar o marcador.

A história mudou logo no início da segunda parte. Com apenas um minuto jogado, Ricardo Mangas colocou o Vitória em vantagem, ao concluir uma excelente jogada com uma assistência de Tiago Silva. O segundo golo chegou rapidamente, aos 51 minutos, com Borevkovic a marcar de cabeça após um canto bem executado por Tiago Silva, que somou a sua segunda assistência na noite.

O terceiro golo, que praticamente selou a vitória, surgiu perto do final do encontro, aos 88 minutos. João Mendes, num passe preciso de Miguel Maga, fechou o marcador e confirmou o domínio absoluto dos vimaranenses. Este resultado mantém o registo impressionante do Vitória SC nesta temporada, com sete vitórias em sete jogos e sem ter sofrido qualquer golo.

A equipa de Guimarães parte agora para a 2.ª mão, a disputar-se no dia 29 de agosto, na cidade de Mostar, com uma vantagem confortável, mas consciente de que ainda há 90 minutos para jogar. O encontro está marcado para as 18 horas, hora portuguesa, e promete ser mais um grande desafio para o conjunto liderado por Moreno Teixeira.

Rui Borges, treinador do Vitória, em declarações na sala de imprensa do D. Afonso Henriques, após a vitória por 3-0 frente ao Zrinjski, na primeira mão do play-off da Liga Conferência:

«Foi um jogo muito difícil. Pegámos no jogo na primeira parte. O adversário perdeu um pouco de tempo na primeira parte, o que é estranho, mas faz parte. Fizemos tudo o que tínhamos identificado. Faltou-nos ser mais agressivos nas zonas de finalização. Também poderíamos explorar mais a profundidade pelos laterais. Disse aos jogadores ao intervalo para não perderem o equilíbrio emocional ao intervalo. Entrámos com um golo e, felizmente, fizemos o segundo logo a seguir.

Tivemos algumas dificuldades entre os 60 e os 75 minutos, por cometermos alguns erros na pressão. Contivemos bem as bolas paradas do adversário. No final, fomos competentes. Coroámos a exibição com o 3-0. Estou feliz por o [João] Mendes voltar aos golos após muito tempo de paragem. Os jogadores tiveram um compromisso muito bom. Só posso estar feliz pelo que fizeram.

Fomos muito competitivos, muito intensos, com boas reações à perda da bola. Estávamos frescos fisicamente. Todos os jogadores estão ‘ligados’ à ‘corrente’. Os jogadores respondem sempre e acreditam no meu discurso. Sou honesto com eles. Vamos seguir o nosso caminho. Nem sempre as coisas vão correr bem.

Temos de ser sérios e competentes contra uma equipa que vai ser mais agressiva na segunda mão, em sua casa, com um ambiente mais hostil para nós [em 29 de agosto]. Vamos estar rigorosos contra o jogo deles, com muitas bolas aéreas e bolas paradas. Para já, penso no jogo com AVS [no domingo].

O Bruno Gaspar não jogou, porque levou uma pancada no jogo anterior [com o Estoril Praia] e não estava a 100 por cento. O Alberto esteve muito bem e o Miguel Maga, que ainda não tinha jogado nesta época, fez 20 minutos com muito boas decisões. O Kaio César sentiu um desconforto e saiu. Não parece algo grave.»

Mario Ivankovic, treinador do Zrinjski Mostar, em declarações na sala de imprensa do D. Afonso Henriques, após a derrota por 3-0 frente ao Vitória, em jogo do play-off de acesso à Liga Conferência:

«Na primeira parte, o Vitória jogou muito melhor. Não conseguimos acompanhar o ritmo. A entrada na segunda parte foi o nosso pior momento no jogo. Depois criámos algumas situações para reduzir a diferença, mas não foram suficientes. Não deveríamos ter sofrido o último golo. Foi um erro clamoroso.

Seria mais confortável ir para a segunda mão com 2-0 em vez de 3-0. Vamos jogar em casa na segunda mão, teremos os nossos adeptos. Tenho consciência da diferença de qualidade entre as equipas. O Vitória fez substituições e apresentou jogadores tão bons como os que tinham saído. Vamos tentar fazer o melhor jogo possível na segunda mão. Queremos ser mais agressivos e perigosos. Mantemos a esperança.»

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – Zrinjski Mostar, 3-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores

1-0, Ricardo Mangas, 46 minutos.

2-0, Borevkovic, 51.

3-0, João Mendes, 88.

Equipas

– Vitória SC: Bruno Varela, Alberto Costa (Miguel Maga, 75), Jorge Fernandes, Borevkovic, João Miguel Mendes, Tomás Händel, Tiago Silva, Nuno Santos (Samu, 69), Kaio César (Telmo Arcanjo, 60), Ricardo Mangas (João Mendes, 69) e Nélson Oliveira (Chucho Ramírez, 69).

(Suplentes: Charles, Miguel Maga, Mikel Villanueva, Tomás Ribeiro, Manu Silva, Zé Carlos, Marco Cruz, Samu, João Mendes, Telmo Arcanjo, José Bica e Chucho Ramírez).

Treinador: Rui Borges.

– Zrinjski Mostar: Maric, Memija, Barisic, Sunjic, Ticinovic (Mamic, 74), Savic (Milnar, 46), Ivancic, Posavec (Kis, 38), Cuze, Malekinusic (Prskalo, 90) e Mulahusejnovic (Topic, 90).

(Suplentes: Sefo, Jakovljevic, Mamic, Milnar, Ramic, Kozina, Topic, Abdurahimi, Camber, Kis, Rusevic e Prskalo).

Treinador: Mario Ivankovic.

Árbitro: Vassilis Fotias (Grécia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Borevkovic (12), Savic (23), Ricardo Mangas (37), Nuno Santos (41) e Barisic (67).

Assistência: 16.007 espetadores.