Cinco reclusos escaparam do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, na manhã deste sábado, às 10 horas, utilizando uma escada lançada do exterior com a ajuda de três cúmplices. Dois dos fugitivos, Fernando Ferreira e Fábio Loureiro, cumpriam penas de 25 anos por crimes graves como tráfico de droga, furto e associação criminosa.
Após a fuga, os cinco evadidos partiram do local em dois veículos de cor escura, um Mercedes e um Volvo. Os reclusos incluem dois portugueses, um georgiano, um argentino e um britânico, com idades entre 33 e 61 anos. Entre os crimes pelos quais foram condenados ou estão a ser investigados, destacam-se furto, tráfico de droga, associação criminosa, sequestro e falsificação de documentos.
Um dos evadidos é apontado como líder de um grupo criminoso violento responsável por assaltos a ourivesarias, hipermercados e lojas.
Investigação e busca
A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais informou que as autoridades policiais foram notificadas imediatamente após a fuga para proceder à captura dos fugitivos. Internamente, foi aberto um inquérito dirigido pelo Serviço de Auditoria e Inspeção, sob a coordenação de um Magistrado do Ministério Público.
Os reclusos evadidos
- Fernando Ribeiro Ferreira, 63 anos: condenado a 25 anos por tráfico de estupefacientes, associação criminosa, furto, roubo e rapto.
- Rodolfo José Lohrmann, 61 anos: condenado a 18 anos e 10 meses por associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais.
- Mark Cameron Roscaleer, 37 anos: condenado a 9 anos por sequestro e roubo.
- Shergili Farjiani, 42 anos: condenado a 7 anos por furto, violência após a subtração e falsificação de documentos.
- Fábio Fernandes Santos Loureiro, 34 anos: condenado a 25 anos por crimes como tráfico de droga, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injúria, furto qualificado, resistência a funcionário público e condução sem carta.