De 15 a 24 de novembro, Braga recebe autores, jornalistas e pensadores em encontros literários e culturais únicos

Braga prepara-se para acolher a segunda edição do Festival Literário Utopia, que traz à cidade mais de 100 atividades em torno do livro, envolvendo cerca de 100 convidados nacionais e internacionais. O evento, com o mote “Toda a literatura é uma utopia”, terá lugar em 10 locais de Braga e foi apresentado pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio, pelo diretor da The Book Company, Paulo Ferreira, e pela vice-reitora da Universidade do Minho, Joana Aguiar e Silva.

O festival está estruturado em dois ciclos temáticos principais: Utopia Europa, que promove o diálogo sobre o projeto cultural e político europeu, e Utopia Negra, dedicado à literatura policial e thriller. O ciclo Utopia Europa, agendado para 22 e 23 de novembro, terá uma sessão com os eurodeputados Sebastião Bugalho, João Cotrim de Figueiredo e Francisco Assis, sob curadoria de Bruno Dias Pinheiro, representante da Assembleia da República junto da União Europeia, que também apresenta o podcast “Biblioteca Europa”. Um painel com vencedores do European Union Prize for Literature, como Haska Shyyan, Beqa Adamashvili e Amine Al Ghozzi, também faz parte da programação.

O ciclo Utopia Negra, a decorrer nos dias 23 e 24 de novembro, explora o universo do thriller com atividades como o curso “Direito e Literatura”, organizado em parceria com a Universidade do Minho, e a mesa-redonda “Águas Profundas”, com a participação do trio de autores Carmen Mola, do jornalista Pedro Boucherie Mendes e da escritora Camilla Grebe. O escritor João Tordo e a autora Filipa Amorim conduzirão a sessão interativa “A sangue frio: como se mata na literatura policial”, e Patrícia Müller orientará o curso “Como escrever uma série policial?”.

Em destaque está também a conversa com Paul Caruana Galizia, filho da jornalista Daphne Caruana Galizia, assassina após investigações sobre corrupção. Juntamente com Paulo Rangel, discutirá o tema “A Europa como utopia é possível?” no dia 23 de novembro.

Além dos ciclos temáticos, o Utopia contará com entrevistas de vida a Paula Hawkins, Gonçalo M. Tavares e Rodrigo Guedes de Carvalho, além de conversas com figuras como Aline Bei, Capicua e José Luís Peixoto. O podcast “O Investidor Inteligente” abrirá o festival com Susana Peralta e Emília Vieira a debaterem “As Mulheres e o Dinheiro”, e Mariana Alvim entrevistará Miguel Sousa Tavares ao vivo para o podcast “Vale a Pena”.

O encerramento do festival incluirá o projeto “O poema ensina a cair”, com Raquel Marinho em conversa com José Luís Peixoto e Capicua. Outras atividades incluem quiz literários, um jantar mistério, uma instalação de realidade virtual inspirada no universo de Kafka, e sessões escolares pensadas para os jovens leitores.