Rodri é, oficialmente, o novo vencedor da Bola de Ouro, sucedendo a Lionel Messi. O internacional espanhol triunfou na cerimónia, que ocorreu sem a presença de qualquer representante do Real Madrid.

Na última temporada, o médio do Manchester City conquistou a Liga Inglesa e o Euro 2024 com a seleção espanhola. Com este prémio, Rodri torna-se o primeiro jogador espanhol a ganhar a Bola de Ouro desde 1960, uma distinção alcançada anteriormente apenas por Alfredo Di Stéfano (1957 e 1959) e Luis Suárez (1960). Além disso, é também o primeiro atleta do Manchester City a receber este prestigiado galardão.

A cerimónia da Bola de Ouro, realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris, começou envolta em controvérsia, com Vinícius Jr. e a comitiva do Real Madrid a decidirem não marcar presença após o brasileiro, favorito ao prémio, ter perdido a distinção para um jogador do Manchester City.

Entre os portugueses, Rúben Dias foi o mais bem posicionado, ficando em 23.º lugar, enquanto Vitinha alcançou a 27.ª posição. No futebol feminino, Aitana Bonmatí, jogadora do Barcelona e da seleção espanhola, levou o troféu de melhor jogadora pela segunda vez consecutiva.

Aitana Bonmati offered the Ballon d’Or to the fans during the match between FC Barcelona and Sevilla FC, corresponding to the week 7 of the Liga F, played at the Johan Cruyff Stadium, on 05th November 2023, in Barcelona, Spain. (Photo by Joan Valls/Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images)

O prémio Lev Yashin, destinado ao melhor guarda-redes do ano, foi entregue ao argentino Emiliano “Dibu” Martínez, que superou o português Diogo Costa. Lamine Yamal, jovem talento, recebeu o prémio Kopa para o melhor jogador sub-21, com João Neves a terminar na sexta posição.

Na categoria de treinadores, Carlo Ancelotti foi consagrado o melhor do ano, enquanto Emma Hayes, ex-treinadora do Chelsea e atual selecionadora dos EUA, venceu no feminino. Filipa Patão, treinadora portuguesa, também foi nomeada entre as melhores. Na distinção de equipas, o Real Madrid foi premiado como a melhor equipa masculina, e o Barcelona levou o prémio feminino.