Equipa minhota garante triunfo categórico por 3-0 na Pedreira, com exibição sólida e golos madrugadores.
O Sporting de Braga regressou às vitórias na Liga Europa ao bater o Hoffenheim por 3-0, esta quinta-feira, em partida válida pela quinta jornada da fase de grupos. O triunfo coloca os bracarenses em posição de play-off, reforçando as suas ambições na competição.
Logo aos dois minutos, Bruma abriu o marcador com um remate certeiro, dando vantagem aos minhotos desde o início. Pouco depois, aos oito minutos, Roger Fernandes ampliou o resultado, deixando os alemães em dificuldades logo no início da partida.
A equipa da casa demonstrou solidez defensiva e controlo do jogo, resistindo às investidas do Hoffenheim. O resultado foi selado já nos descontos, aos 90+5, por Vítor Carvalho, que marcou o terceiro e último golo da partida.
Com esta vitória, o Braga sobe ao 18.º lugar na classificação geral da competição, somando sete pontos e entrando na zona de acesso ao play-off para os oitavos de final. O Hoffenheim, por outro lado, desce para o 25.º lugar, com cinco pontos.
Noutra partida envolvendo equipas portuguesas, o FC Porto empatou 2-2 na visita ao Anderlecht, mantendo-se em 23.º lugar, também em posição de play-off.
A vitória dá novo ânimo ao Braga, que volta a depender de si próprio para avançar na Liga Europa, mantendo vivas as esperanças dos adeptos numa campanha memorável na competição.
Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após ao triunfo (3-0) sobre o Hoffenheim:
«Vitória inteiramente justa numa exibição muito segura da nossa parte. Não gostei muito entre os vinte e os quarenta minutos, ficámos conformados com o resultado. Ao intervalo retificámos, tínhamos de jogar, circular a bola, fazer o que treinamos; tivemos três oportunidades claras para fazer o 3-0, que chegou mais tarde pelo Vítor Carvalho. Vitória justíssima na minha opinião».
[Melhor prestação defensiva?] «A equipa tem estado bem do ponto de vista defensivo. Não é a primeira vez que não sofremos golos, o Leixões – sendo uma equipa de Segunda Liga– joga com dois avançados, o que tem a sua dificuldade. A equipa reagiu bem, estamos satisfeitos, mas com os pés no chão, ainda há muito trabalho para fazer».
[Gabri Martinez numa nova posição] «Já joga nesta posição há ‘buéréré’. Não é novidade, se calhar é mais novidade para o Roger. Ambos estão a desempenhar muito bem, defendem e atacam, mais uma vez jogámos com cinco atacantes de início, corremos riscos. Tiveram um bom desempenho, tal como toda a equipa. Os jogadores estão mais adultos, com mais responsabilidade, já não há as expulsões palerminhas que nos custaram pontos, faz parte do crescimento».
[Melhor Braga da época?] «Tinha dito, passado uma semana de ter chegado, que um dia apontávamos para chegar aqui. Tivemos um trajeto. Escuso de enumerar as lesões a defesa, o Zalazar está fora. A equipa está a ficar equilibrada, a jogar cada vez melhor, mas ainda há margem de evolução. Já o dissemos, muita gente jovem com ambição, estamos a melhorar. Esperamos que cresça o que esperamos que pode crescer».
Declarações de Christian Ilzer, treinador do Hoffenheim, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (3-0) frente ao Sp. Braga:
«Antes de mais parabéns ao Sp. Braga pela vitória merecida. É uma derrota triste para nós, com um início brutal, aos oito minutos já estávamos a perder 2-0, o que nos tirou confiança. A partir dos vinte minutos tivemos os nossos momentos, estivemos melhores, mas mesmo assim estivemos muito lentos, não nos conseguimos impor. Isso facilitou também para o Braga, que foi perigoso em contra-ataque. Temos de fechar este jogo e pensar no próximo».
«O passado não interessa, o que me importa são os últimos dias. Assim como tirámos pontos positivos do último jogo, temos agora de tirar os pontos negativos deste jogo. O futebol também tem a vertente psicológica, entrámos mal e isso refletiu-se nos jogadores. Ainda tínhamos oitenta minutos, após a má entrada, mas não é fácil».
«Não sei como está a tabela após este jogo. Com este 3-0 o Sp. Braga é um peixe maior do que nós. Queríamos pontuar, sabíamos que ia sem um jogo difícil. O próximo jogo será chave para passar à próxima fase. O Braga foi a melhor equipa durante o jogo, hoje foi melhor, mas se virmos de forma genérica penso que são duas equipas equilibradas».