Trabalhadores independentes mantêm retenção de imposto em 2025 e acedem ao benefício no ano seguinte
Os trabalhadores independentes que se enquadrem no regime de IRS Jovem só irão beneficiar desta medida fiscal nos acertos de 2026, quando apresentarem a declaração de rendimentos referente ao ano anterior. Apesar de o regime estar ativo para os rendimentos de 2025, estes profissionais continuarão sujeitos à retenção de imposto ao longo do próximo ano, sem impacto imediato nas suas obrigações fiscais.
O IRS Jovem, destinado a apoiar os jovens entre os 18 e os 26 anos (ou até aos 30 anos, no caso de titulares de grau de mestrado ou doutoramento), aplica isenções parciais aos rendimentos de trabalho dependente e independente. No entanto, no caso dos trabalhadores independentes, a aplicação do benefício apenas será refletida após a entrega da declaração anual de rendimentos.
Esta diferença de tratamento em relação aos trabalhadores por conta de outrem, que usufruem do benefício ao longo do ano, tem suscitado críticas, especialmente num momento em que os jovens enfrentam desafios financeiros crescentes.