Tragédia provoca mais vítimas fatais, deixando comunidade consternada na cidade de Valência.

O incêndio começou no 5.º andar e alastrou-se por toda a fachada de um edifício de 14 andares.

A delegada do governo da Comunidade de Valência informou, esta sexta-feira, que o número de mortos subiu para dez após o incêndio que destruiu um prédio de 14 andares.

“Após uma primeira inspeção, podemos confirmar que foram encontradas dez vítimas mortais”, referiu Pilar Bernabé, citada pelo jornal El País.

“Podemos confirmar que essas dez pessoas que estavam desaparecidas coincidem com os corpos encontrados no edifício”, detalhou.

Quatro dessas vítimas eram membros da mesma família: um pai, uma mãe, uma criança de três anos e um recém-nascido.

Durante a manhã desta sexta-feira, os bombeiros estiveram a arrefecer o edifício para conseguirem aceder ao seu interior. Atualmente, estão a revistar os apartamentos.

Há também registo de 15 feridos, sete dos quais são bombeiros. Apesar de nove destas vítimas – dois residentes e cinco bombeiros – terem sido hospitalizadas, nenhum dos 15 corre perigo de vida, segundo a imprensa espanhola.

A causa deste incêndio ainda não foi determinada e, durante este balanço, Pilar Bernabé lembrou que o processo está em segredo, enquanto a autarca de Valência, María José Catalá, indicou que 105 pessoas foram realojadas em hotéis.

Um tribunal de instrução de Valência abriu hoje um processo preliminar para investigar o incêndio e decretou sigilo para “proteger investigações policiais” e a privacidade dos envolvidos.

Uma equipa, composta por uma juíza, o advogado da Administração de Justiça e quatro equipas forenses, deslocou-se ao local do incêndio para proceder à retirada dos restos mortais das vítimas.

O fogo terá começado no 5.º andar e propagou-se pelo prédio, com 138 habitações, em menos de uma hora. As imagens das chamas a consumirem o edifício tornaram-se virais nas redes sociais e foram imediatamente partilhadas.

As chamas percorreram a fachada do edifício, que tem cerca de 20 anos, fazendo com que algumas partes do prédio desabassem.