A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) anunciou na segunda-feira que 43 serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia estarão operacionais durante o primeiro trimestre do ano, dos quais 28 funcionarão de forma contínua. Na região do Minho, os serviços ininterruptos incluem os de Viana do Castelo, Braga, Guimarães e Famalicão.

No mapa da rede de serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia para o primeiro trimestre de 2024, a DE-SNS destaca que 13 das 28 urgências em funcionamento constante estão localizadas na zona Norte, sete no Centro, três na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), três no Alentejo e, pelo menos, uma no Algarve.

Apesar dos desafios, a DE-SNS assegura que a rede do SNS operou com segurança e qualidade, garantindo resposta a todas as grávidas, com a realização de partos complexos no SNS. Até novembro de 2023, foram registados 60.613 nascimentos, um aumento de 1.442 em comparação com o ano anterior.

O plano estratégico, considerando a generalização das Unidades Locais de Saúde (ULS), estabelece que, na Grande Lisboa, os blocos de parto da ULS de São José (Hospital de Cascais Dr. José de Almeida e Maternidade Alfredo da Costa) e da ULS de Loures-Odivelas funcionarão de forma ininterrupta.

Outras alterações incluem o fechamento temporário do bloco de partos da ULS Santa Maria para obras, com a equipa a responder a uma Urgência Metropolitana de Ginecologia diariamente. O bloco de partos da ULS de Lisboa Ocidental (Hospital de S. Francisco Xavier) operará como serviço de urgência de ginecologia/obstetrícia durante o dia, aceitando referências do INEM/SNS24 à noite a partir das 22 semanas de gestação.

Na Península de Setúbal, haverá ajustes nos horários de funcionamento dos blocos de partos de várias ULS. Além disso, três urgências em hospitais privados na Região de Lisboa e Vale do Tejo estarão disponíveis quando a capacidade do SNS estiver preenchida.

No Norte do país, as urgências de ginecologia e obstetrícia de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Guimarães, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Penafiel, Porto (ULS São João e ULS Santo António), Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira e Famalicão funcionarão de forma ininterrupta.