Se aprovado, será a primeira área municipal a fazer parte da rede
O Município de Braga pretende incluir o Monte Picoto na Rede Nacional de Santuários de Aves, tornando-se assim a primeira área municipal a integrar esta iniciativa de conservação da avifauna.
A autarquia está a trabalhar com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), prevendo iniciar os primeiros recenseamentos de aves diurnas e noturnas na primavera. No verão, serão definidos planos de gestão faunística para garantir a preservação e desenvolvimento das espécies no local.
Segundo a Câmara Municipal, o Monte Picoto é o maior parque urbano de floresta autóctone do país e conta com um charco ecológico, que serve de habitat para várias espécies aquáticas e terrestres, contribuindo para o aumento da biodiversidade. Braga já integra o Corredor Biológico Mundial, tendo o km zero dos parques urbanos de flora autóctone sido proclamado no Monte Picoto.
Para Altino Bessa, vereador do Ambiente, esta inclusão representa “um avanço significativo na proteção da biodiversidade do concelho”. Destaca ainda o potencial ecológico do Monte Picoto, classificando-o como um “pulmão da cidade”, onde o charco ecológico tem servido de refúgio natural para várias espécies.
A SPEA delineou os objetivos e estratégias para a criação do santuário, incluindo monitorização de espécies e sensibilização da população para a preservação das aves. O projeto visa reverter a diminuição da avifauna, fenómeno que tem sido registado em Portugal e na Europa, e pretende atrair investigadores, estudantes e voluntários para o estudo das espécies na região.