Estratégia define 55 medidas para adaptação e mitigação até 2030

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, o Plano Municipal de Ação Climática (PMACVC), que vigorará até 2030 e define 55 medidas para adaptar o território às alterações climáticas, mitigar os seus impactos e capacitar o município.

O plano está estruturado em três eixos estratégicos, abrangendo áreas como florestas, recursos hídricos, conservação da natureza, orla costeira, energia, mobilidade, saúde e gestão municipal. As medidas foram classificadas consoante prioridade e duração, garantindo uma implementação faseada.

A revisão do PMACVC será feita após 2030, integrando dados atualizados sobre eventos climáticos extremos e avaliando a resposta do concelho. A execução do plano dependerá de candidaturas a fundos nacionais e europeus, sendo necessário prever verbas no orçamento municipal para garantir a sua concretização.

Além disso, em março de 2024, foi criado o Conselho Municipal de Ambiente e Ação Climática, um órgão consultivo com 29 entidades locais, reforçando o compromisso da autarquia com a sustentabilidade e a adaptação climática.