Ferramenta inovadora vai apoiar instituições na gestão diária

O Centro Paroquial e Social de Lanheses, em Viana do Castelo, apresentou Elisa, uma assistente virtual desenvolvida para apoiar o trabalho das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). A partir de 7 de abril, a ferramenta estará disponível online, através do site oficial do centro, para ajudar as IPSS a gerir de forma mais eficiente o seu dia a dia.

Criada em parceria com a Visual Thinking, e com o apoio da Diocese de Viana do Castelo e da Microsoft Portugal, a Elisa integra um sistema de inteligência artificial com processamento de linguagem natural, capaz de responder rapidamente a diversas questões legais, administrativas e operacionais colocadas pelas instituições.

A assistente virtual vai disponibilizar informações atualizadas sobre legislação, normativos, circulares da Segurança Social, fiscalidade, contabilidade específica do setor social, bem como modelos de documentos e minutas adaptáveis. Pretende, assim, agilizar os processos internos, apoiar a conformidade legal e aumentar a qualidade dos serviços prestados aos utentes.

Segundo Vasco Araújo, diretor executivo do Centro Paroquial e Social de Lanheses, a criação da Elisa foi “um sonho ambicioso” que exigiu grande dedicação. “Acreditamos que esta assistente virtual será uma mais-valia para muitas organizações do terceiro setor, permitindo-lhes dedicar mais tempo ao que realmente importa: os utentes”, sublinhou.

Manuel Dias, diretor nacional de tecnologia da Microsoft Portugal, destacou o “poder da tecnologia para promover mudanças positivas na sociedade”, enquanto Estela Bastos, CEO da Visual Thinking, realçou o compromisso de colocar a tecnologia ao serviço das pessoas, especialmente em áreas com grande impacto social.

A apresentação oficial da Elisa está marcada para a próxima segunda-feira, às 11h30, no auditório do Instituto Católico de Viana do Castelo.