Evento decorre a 5 de abril e permite participação de cães do centro
Para assinalar o primeiro aniversário do Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia (CATAC) de Viana do Castelo, a Câmara Municipal promove, no dia 5 de abril, um passeio rupestre. Com o mote “Traga o seu melhor amigo ou passeie um dos nossos”, a caminhada terá início às 15h00, na Rua da Portela, em Cardielos, e incluirá uma paragem obrigatória nas figuras rupestres.
O objetivo da iniciativa é proporcionar aos animais do CATAC uma experiência diferente, enquanto se sensibiliza a população para o trabalho desenvolvido pelo centro e a sua importância na proteção animal, em parceria com associações locais.
A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória através do email apoiovet@cm-viana-castelo.pt. Os cães participantes deverão ter identificação eletrónica, vacina antirrábica válida e desparasitação interna e externa recentes.
Um ano de compromisso com a proteção animal
Desde a sua inauguração, a 6 de abril de 2024, o CATAC acolheu 88 cães e 63 gatos, registando uma taxa de adoção de 52% nos cães e 46% nos gatos. No total, foram esterilizados 32 cães e 26 gatos, além de cerca de 100 animais que não deram entrada no centro, numa estratégia de controlo da reprodução e gestão das colónias.
O centro, que representou um investimento de 800 mil euros, está localizado num terreno de 4.070 metros quadrados em Cardielos, junto à Autoestrada A27. Além do acolhimento dos animais, o espaço integra os serviços veterinários municipais, desempenhando um papel crucial na saúde pública veterinária do concelho.