Obra avaliada em 11 milhões prevê viaduto e reformulação viária para reduzir congestionamento

O Governo incluiu a requalificação do Nó de Ínfias, em Braga, na lista de projetos prioritários a cargo da Infraestruturas de Portugal (IP). A decisão foi tomada pelo Conselho de Ministros, que instruiu a IP a avançar com esta e outras intervenções rodoviárias em Vila Verde, Terras de Bouro e Cabeceiras de Basto (Arco de Baúlhe).

A obra, avaliada em 11 milhões de euros, prevê a construção de um viaduto de 220 metros, além da reformulação das vias existentes. Segundo o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, o concurso público pode avançar ainda em 2025, com previsão de conclusão até 2027. O autarca afirmou que, embora a intervenção não resolva todos os problemas de trânsito da cidade, representará um grande avanço na mobilidade urbana.

O projeto pretende reduzir significativamente os tempos de espera nas horas de ponta. De acordo com os estudos técnicos, as filas de trânsito poderão diminuir mais de 80%, com a redução do atraso total dos 110 mil veículos diários:

Hora de ponta da manhã: de 374h (2021) para 76h (2043)

Hora de ponta da tarde: de 507h (2021) para 27h (2043)

A obra decorrerá sem necessidade de encerramento total do Nó de Ínfias.

PS e CDU divididos na análise ao projeto

O vereador socialista Artur Feio criticou o atraso na implementação do projeto, considerando que a intervenção “vem com 12 anos de atraso” e que os números sobre a redução do tráfego são “enganadores”. Apesar disso, aplaudiu o avanço da obra, mas condicionou o apoio do PS à concretização do investimento.

Já Vítor Rodrigues, da CDU, destacou a importância da requalificação do Nó de Ínfias, aliada ao prolongamento da Variante do Cávado e à implementação do BRT (Autocarro de Transporte Rápido), como medidas essenciais para mitigar os problemas de mobilidade em Braga.

A decisão de avançar com a obra poderá ser oficialmente anunciada no próximo dia 26 de março, em Braga, pelo Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.